Ir ao cinema ver & Wicked& vestido a rigor? Famosos sapatos rubi usados por Judy Garland em & O Feitice

Um dos pares de sapatos de rubi usados por Judy Garland no icónico filme ✅O Feiticeiro de Oz (1939) será leiloado hoje, pela leiloeira Heritage Auctions, em Dallas, Texas. A peça histórica, que já atingiu uma licitação de 1,15 milhões de dólares durante a fase online, poderá alcançar valores superiores a 10 milhões de dólares, de acordo com estimativas da leiloeira.

Os sapatos, fabricados pela Innes Shoe Co., apresentam saltos de seda vermelha e são cobertos por lantejoulas brilhantes. Apesar da sua fama como os “sapatos de rubi”, o ladrão que os roubou em 2005 do Museu Judy Garland, no Minnesota, confessou ter ficado surpreendido ao descobrir que não eram enfeitados com rubis verdadeiros.

Quatro pares de sapatos são conhecidos por terem sido usados durante as gravações de ✅O Feiticeiro de Oz. Este par específico esteve no centro de uma intrincada história de crime, sendo roubado do Museu Judy Garland, na cidade natal da atriz em Grand Rapids, Minnesota. Após 13 anos de mistério, o FBI recuperou os sapatos em 2018 numa operação de emboscada. O autor confesso do roubo, Terry Jon Martin, declarou-se culpado em 2023, admitindo que vendeu os sapatos pouco depois de perceber que não tinham pedras preciosas.

Quando o leilão online foi aberto há mais de um mês, a licitação inicial fixou-se nos 500 mil dólares, atingindo 1,15 milhões em poucas semanas. Hoje, a partir das 11h (hora local), terá lugar o leilão ao vivo, onde se espera que os valores ultrapassem os recordes de memorabilia de Hollywood. A Heritage Auctions já afirmou que este par pode alcançar até 10 milhões de dólares, superando a valorização anterior de outros pares.

O leilão inclui ainda outros itens de ✅O Feiticeiro de Oz, como o chapéu usado por Margaret Hamilton no papel da Bruxa Má do Oeste e a porta de ecrã da casa de Dorothy no Kansas.

O Museu Judy Garland, que já teve este par em exibição no passado, revelou intenção de adquiri-lo para o seu acervo permanente. Em maio, o museu assegurou um financiamento de 100 mil dólares do Legislativo do Minnesota e está a realizar uma campanha de angariação de fundos. No entanto, Janie Heitz, diretora executiva do museu, manteve sigilo sobre o valor máximo que estão dispostos a oferecer.

“Vamos estar presentes – quem sabe o que pode acontecer,” afirmou Heitz, referindo-se ao encerramento deste capítulo dramático para o museu.

Outros pares de sapatos de rubi

Os outros três pares conhecidos têm destinos distintos:

Um encontra-se no Smithsonian Institution, em Washington, após ser vendido num leilão da MGM na década de 1970.Outro foi adquirido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, com apoio de personalidades como Leonardo DiCaprio e Steven Spielberg, e é exibido ocasionalmente no Museu da Academia, em Los Angeles.O quarto par foi atribuído a uma mulher no Tennessee, que o ganhou num concurso.

A saga legal dos sapatos continua. Jerry Hal Saliterman, acusado de envolvimento no roubo e de ter enterrado os sapatos no quintal da sua casa durante sete anos, enfrentará julgamento em janeiro de 2025.

O destino deste par de sapatos de rubi será decidido nas próximas horas, com grande interesse por parte de colecionadores e instituições culturais. Mais do que um simples objeto de memorabilia, os sapatos simbolizam a ligação intemporal entre cinema e imaginação, um legado que continua a encantar gerações.

Ler Mais
O que você está lendo é [Ir ao cinema ver & Wicked&  vestido a rigor? Famosos sapatos rubi usados por Judy Garland em & O Feitice].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...