Câmara baixa do Parlamento russo aprova prorrogação de tratado de armas nucleares com EUA

“A essência do acordo é a prorrogação por cinco anos, como foi assinado, sem quaisquer mudanças”, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov (Imagem: REUTERS/Leonhard Foeger)

A câmara baixa do Parlamento russo aprovou nesta quarta-feira a prorrogação do acordo sobre armas nucleares Novo START com os 💥️Estados Unidos, que uma autoridade de alto escalão russa disse que foi acertado de acordo com os termos pretendidos por Moscou.

O Kremlin disse na terça-feira que os dois países alcançaram um acordo para ampliar o pacto, assinado em 2010, que expiraria na semana que vem e limita a quantidade de ogivas nucleares estratégicas, mísseis e bombardeios que a Rússia e os EUA podem usar.

O Novo START (sigla para Strategic Arms Reduction Treaty, ou Tratado de Redução de Armas Estratégicas) é um marco para o controle de armas global.

“A essência do acordo é a prorrogação por cinco anos, como foi assinado, sem quaisquer mudanças”, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da 💥️Rússia, Sergei Ryabkov, à Duma, a câmara baixa do Parlamento.

A câmara alta deve votar sobre o tratado ainda nesta quarta. Uma vez aprovado pelas duas Casas, uma proposta se torna lei ao ser sancionada pelo presidente 💥️Vladimir Putin.

Ryabkov disse que a prorrogação foi acertada “sob nossos termos”, de acordo com a agência de notícias TASS.

Moscou e Washington fracassaram em acordar uma prorrogação sob o governo do ex-presidente norte-americano Donald Trump, cuja gestão queria incluir condições rejeitadas pela Rússia.

Em um telefonema na terça, Putin e o presidente dos EUA,💥️ Joe Biden, concordaram que suas equipes têm de trabalhar juntas para concluir a prorrogação até 5 de fevereiro, quando o acordo venceria.

O que você está lendo é [Câmara baixa do Parlamento russo aprova prorrogação de tratado de armas nucleares com EUA].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...