CVM alerta sobre manipulação de mercados e promete penalizar quem descumprir regras
A CVM lembrou que o chamado ‘squeeze’ é uma das modalidades de manipulação (Imagem: REUTERS/Rahel Patrasso)
A Comissão de Valores Mobiliários (💥️CVM) alertou nesta sexta-feira que penalizará atuações para influenciar de forma deliberada os mercados no 💥️Brasil, na esteira de movimentos de investidores em redes sociais para replicar as estratégias adotadas recentemente nos 💥️Estados Unidos.
“A atuação com o objetivo deliberado de influir no regular funcionamento do mercado pode caracterizar ilícitos administrativos e penais”, afirmou a autarquia em comunicado, acrescentando que tem monitorado os movimentos no mercado e as comunicações nas redes sociais.
“Na presença de indícios e conforme exige a lei, cuidará da instauração de processo administrativo sancionador para a apuração das responsabilidades, bem como comunicação ao Ministério Público para a devida atuação na esfera penal”, acrescentou.
A CVM lembrou que o chamado ‘squeeze’ é uma das modalidades de manipulação. O ‘squeeze’, segundo o órgão regulador, pode se configurar em situações nas quais um ou mais investidores provocam artificialmente a alta do preço de valores mobiliários, de maneira a causar prejuízos a terceiros ou auferir benefícios indevidos para si ou outros participantes do mercado.
Na véspera, 💥️IRB Brasil RE (💥️IRB3) saltou quase 18%, tendo de pano de fundo mensagens do grupo “IRBR3 Forum ysoke”, no 💥️Facebook (💥️FB), com mais de 9 mil membros, em que eram defendidas estratégias de compra para pressionar vendedores a descoberto, como já vista no caso da norte-americana GameStop.
Mesmo com o salto, os papéis do IRB acumulavam queda de mais de 6% em 2023, após um tombo de quase 77% em 2023, no pior desempenho do Ibovespa do ano passado.
A queda do papel no ano passado ocorreu diante de uma crise de confiança após uma série de problemas envolvendo empresa, entre elas fraude contábil, que resultou na troca de comando e republicação de resultados financeiros.
A B3 afirmou nesta sexta-feira a investidores que submeterá a negociação dos ativos e dos derivativos do IRB a leilões durante o dia a partir desta sessão.
A autarquia também citou nesta sexta-feira, entre outros exemplos, que pode contribuir para a caracterização da manipulação a atuação de um conjunto de pessoas, agindo sob um interesse comum, sendo todas elas, pelo menos em tese, possíveis de responsabilização.
O que você está lendo é [CVM alerta sobre manipulação de mercados e promete penalizar quem descumprir regras].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments