Projeto em análise permite quebra de patente de vacinas contra Covid-19
Atualmente, a CoronaVac é a única vacina produzida no País (Imagem: REUTERS/Murad Sezer)
O Projeto de Lei 174/21 determina que as patentes de vacinas contra a 💥️Covid-19 sejam licenciadas compulsoriamente no Brasil enquanto perdurar a pandemia. O texto tramita na 💥️Câmara dos Deputados.
O efeito prático da medida é permitir que o governo quebre a patente das vacinas contra a Covid disponíveis no mercado mundial, possibilitando a sua fabricação no Brasil.
O projeto é do deputado 💥️Heitor Freire (PSL-CE) e altera a lei que estabeleceu medidas para enfrentar o novo coronavírus (💥️Lei 13.979/20).
Atualmente, a 💥️CoronaVac é a única vacina produzida no País. O imunizante é feito no Instituto Butantan, em São Paulo, sob licença do laboratório chinês Sinovac. As demais vacinas precisam ser compradas pelo governo brasileiro, em acordos com as farmacêuticas estrangeiras.
💥️Capacidade produtiva
O deputado argumenta que os laboratórios que possuem a propriedade industrial das vacinas não têm capacidade produtiva para atender a demanda mundial pelos produtos. Em decorrência disso, a imunização da população vai demorar, permitindo o surgimento de variantes do vírus causador da doença e de novas ondas de reinfecção mundial.
“Nesse contexto, a relativização dos direitos relacionadas com as patentes e marcas deve ser vista como uma medida essencial para a ampliação das possibilidades de fabricação das doses de imunizantes contra a Covid-19”, disse Freire.
Ele afirma ainda que a licença compulsória das patentes das vacinas poderá viabilizar o aumento de produção em níveis suficientes para que seja atingida a imunidade de rebanho, que gira em torno de 60% da população. “Quanto mais rápido caminharmos com essa questão, mais rápido vamos imunizar os brasileiros”, disse.
O que você está lendo é [Projeto em análise permite quebra de patente de vacinas contra Covid-19].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments