Grupo de livre comércio da UE desafia forças protecionistas

Euro, Europa, União Europeia

A crise causada pela pandemia fortaleceu tendências protecionistas ao redor do mundo, com restrições à exportação de equipamentos médicos, como luvas e máscaras, o que ameaça atrasar a recuperação (Imagem: Unsplash/@tabrez_syed)

A 💥️Suécia mobilizou um grupo de oito países da 💥️União Europeia para combater “tendências protecionistas” que ressurgiram no bloco durante a pandemia.

O grupo, que inclui 💥️Alemanha e Países Baixos, busca um “comércio aberto, livre e justo” em oposição aos “que tentam proteger indústrias que não fizeram seu dever de casa”, disse em entrevista a ministra de Comércio Exterior da Suécia, Anna Hallberg, em referência a “forças” que não quis identificar.

A crise causada pela pandemia fortaleceu tendências protecionistas ao redor do mundo, com restrições à exportação de equipamentos médicos, como luvas e máscaras, o que ameaça atrasar a recuperação.

Embora o presidente dos EUA, Joe Biden, tenha gerado otimismo para um alívio das disputas comerciais com os EUA, permanece a preocupação sobre como o bloco de 27 países implementará sua nova meta de “autonomia estratégica”, um conceito promovido pelo presidente francês Emmanuel Macron.

“Definitivamente vemos tendências, também durante a pandemia, de que essas forças protecionistas estão recebendo um pouco mais de oxigênio”, disse Hallberg. “Argumentar que a Europa deveria ser autossuficiente, falar em ‘reshoring’ (retorno da produção aos países de origem). Esse tipo de expressões.”

O grupo de livre comércio, formado há um ano em uma reunião de ministros de Comércio “afins” em Estocolmo, também inclui a República Tcheca e dois outros membros nórdicos da UE: Finlândia e Dinamarca. O grupo acrescentou a Irlanda e a Estônia antes das negociações de estratégia comercial do bloco programadas para o final deste ano.

Hallberg destaca a importância de promover a agenda de livre comércio, já que a Suécia é altamente dependente das exportações.

“Se começarmos a falar sobre impor tarifas para proteger a indústria doméstica, acreditamos que esse é o caminho errado a seguir”, disse a ministra.

A UE trabalha em uma proposta para o governo 💥️Biden sobre uma nova relação comercial, incluindo a resolução de uma antiga disputa na qual os aliados impuseram tarifas sobre US$ 11,5 bilhões em exportações de ambos os lados, pessoas a par do assunto disseram à Bloomberg no mês passado. Hallberg disse que uma nova proposta foi apresentada pela Comissão da UE para resolver a disputa.

“Precisamos encerrar essa disputa prolongada entre 💥️Airbus e 💥️Boeing”, disse Hallberg. “A Comissão apresentou uma proposta para a suspensão temporária e recíproca dos direitos aduaneiros como um primeiro passo.”

A Comissão também pretende abordar a questão das tarifas sobre o aço e alumínio “na próxima oportunidade possível”, disse.

O que você está lendo é [Grupo de livre comércio da UE desafia forças protecionistas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...