Crise econômica: como proteger o dinheiro da desvalorização?
Ao contrário da inflação, os juros estão em sua maior baixa na história (2%), o que representa um cenário também negativo para quem tem alguns tipos de investimentos (Imagem: Pixabay)
O ano de 2023 terminou com o 💥️Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação, em sua maior alta em quatro anos, atingindo 4,52%, o que significa um aumento geral e significativo nos preços de produtos e serviços de todo o país.
Até mesmo o 💥️Banco Central não pôde prever tamanho crescimento – o máximo esperado pelo órgão era de 4%.
E o que isso significa para quem tem dinheiro investido? Grandes possibilidades de o dinheiro não render e até de haver perdas de quantias, já que a 💥️inflação é um dos descontos na rentabilidade real dos investimentos – se ela está alta, o desconto no rendimento também estará.
Ao contrário da inflação, os juros estão em sua maior baixa na história (2%), o que representa um cenário também negativo para quem tem alguns tipos de investimentos, já que são os juros que definem quanto de lucro o investidor recebe, ou seja, quanto mais alto, melhor.
Tendo em vista esse cenário e toda a crise causada pelo 💥️coronavírus no geral, o brasileiro começa 2023 em busca de melhorar a situação financeira, tanto com a estratégia de repensar gastos e 💥️negociar dívidas💥️, quanto com a intenção de gerar um renda extra mais segura, com investimentos que não sofram com a inflação.
Veja quais são os mais indicados neste caso.
Investimentos pré-fixados
Neste caso de investimentos pré-fixados, sua rentabilidade é apresentada na hora da compra e não oscila, pois é uma forma de renda fixa.
Este tipo oferece mais segurança, pois geralmente está atrelado a alguma garantia, seja ela vinda do governo federal, a partir do Tesouro Nacional, ou do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
Títulos com rentabilidade atrelada à inflação
A inflação alta pode ser usada a favor do investidor, caso ele escolha opções que tenham o rendimento atrelado à inflação, o que significa que ele oferece, além da taxa de juros preestabelecida, já que é uma renda fixa, uma taxa de acréscimo equivalente à variação do IPCA no ano. Desta forma, o rendimento sempre será maior que a inflação.
Dólar
Sempre que uma crise se instaura no Brasil, as moedas estrangeiras – em especial, o dólar – aumentam de valor.
Portanto, apesar de ser um investimento arriscado, já que o momento de compra é crucial para o rendimento ou a perda de dinheiro, esta é uma das modalidades de aplicação que têm rentabilidade mais significativa quando a inflação está alta.
Imóveis
No caso de casas e apartamentos alugados, a renda vem do pagamento dos inquilinos, portanto, não sofre descontos com a inflação. Apesar de mais seguro, investir em imóveis também tem seus riscos, e o mais comum deles é ficar sem um inquilino, já que as despesas com impostos e manutenções continuarão a aparecer.
O que você está lendo é [Crise econômica: como proteger o dinheiro da desvalorização?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments