Frente dos Povos Indígenas debate normativos da Funai
A Instrução Normativa Conjunta 1/21 da Funai e do Ibama, publicada em 24 de fevereiro, inclui a participação de não indígenas em empreendimentos nas terras indígenas (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)
A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas realiza nesta quinta-feira (4) reunião virtual para debater novas instruções normativas da 💥️Fundação Nacional do Índio (💥️Funai).
A 💥️Instrução Normativa Conjunta 1/21 da Funai e do 💥️Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (💥️Ibama), publicada em 24 de fevereiro, inclui a participação de não indígenas em empreendimentos nas terras indígenas e a possibilidade de dispensa de licenciamento ambiental. Já a 💥️Resolução 4/21 da Funai define novos critérios para identificação de indígenas.
Parlamentares apresentaram projetos para suspender os efeitos das duas normas. Entre eles está a coordenadora da frente, deputada Joenia Wapichana (💥️Rede-RR), autora do PDL 92/21 e do PDL 93/21. “Não há fundamento jurídico, pela violação dos princípios constitucionais, direitos fundamentais e a violação de 💥️direitos humanos e ambientais dos povos indígenas”, diz a deputada.
A reunião desta quinta-feira será realizada às 17 horas, com transmissão pelos canais da frente nas redes sociais e pela página da coordenadora no 💥️Facebook.
O que você está lendo é [Frente dos Povos Indígenas debate normativos da Funai].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments