Banco Central da Turquia eleva juros mais do que o esperado, a 19%
O banco central já apertou a política monetária em 875 pontos-base desde que Erdogan nomeou o presidente Naci Agbal para liderar a instituição (Imagem: REUTERS/Umit Bektas)
O banco central da 💥️Turquia aumentou nesta quinta-feira sua taxa básica de 💥️juros mais do que o esperado em 200 pontos-base, para 19%, para lidar com a desvalorização da lira e o aumento dos preços, o que foi visto como um teste de credibilidade devido à oposição do presidente Tayyip Erdogan a uma política monetária apertada.
Em uma pesquisa da 💥️Reuters, quase todos os 21 economistas consultados esperavam um aumento de 100 pontos-base nos juros. A lira respondeu com um salto de 2,0% em relação ao 💥️dólar.
A principal taxa de recompra de uma semana estava em 17% desde dezembro, após um aperto monetário agressivo no ano passado. Esse é o nível de juros mais alto de qualquer 💥️economia avançada, de volta a patamares alcançados pela última vez em meados de 2023.
As expectativas do mercado de um aumento dispararam após a lira perder até 10% desde meados de fevereiro, refletindo o aumento dos rendimentos dos títulos norte-americanos. A 💥️inflação também subiu mais do que o esperado para quase 16% no mês passado, bem acima da meta de 5%.
O banco central já apertou a política monetária em 875 pontos-base desde que Erdogan nomeou o presidente Naci Agbal para liderar a instituição, em novembro, quando a lira atingiu uma mínima recorde. A depreciação cambial aumenta a inflação na Turquia, dependente de importações.
Erdogan frequentemente pede custos de empréstimos mais baixos e demitiu abruptamente os dois últimos presidentes do banco central. Mas ele nomeou Agbal como parte de uma surpreendente reformulação da liderança sob a qual ele prometeu uma nova era econômica favorável ao mercado.
O que você está lendo é [Banco Central da Turquia eleva juros mais do que o esperado, a 19%].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments