Dólar ronda estabilidade contra real após perdas por Fed ‘dovish’
Às 10:38, o dólar avançava 0,26%, a 5,3753 reais na venda (Imagem: Pixabay)
O 💥️dólar apresentava pouca movimentação contra o real nesta quinta-feira, fazendo pausa para respirar depois de recuar com força no último pregão na esteira da promessa do 💥️Federal Reserve de manter sua política monetária flexível.
Às 10:38, o dólar avançava 0,26%, a 5,3753 reais na venda, enquanto o dólar futuro de maior liquidez tinha alta de 0,46%, a 5,3715 reais.
Alguns investidores citavam um movimento de leve ajuste depois das fortes perdas registradas no último pregão, bem como a possibilidade de volatilidade às vésperas da formação da Ptax de fim de mês.
Na quarta-feira, o dólar negociado no mercado interbancário teve queda de 1,86%, a 5,3611 reais na venda, seu menor patamar de encerramento desde 2 de fevereiro, o que deixou a moeda brasileira com o melhor desempenho global do dia.
O movimento veio após o 💥️banco central dos 💥️Estados Unidos reforçar que ainda é muito cedo para se considerar redução dos níveis de apoio à 💥️economia, já que muitos norte-americanos ainda estão desempregados.
Assim, o Fed manteve a postura ‘dovish’, deixando os juros perto de zero e não alterando o volume mensal de 120 bilhões de dólares de suas compras de títulos do governo. “Apesar de esperada, a decisão foi bem recebida pelo mercado já que prolonga o ritmo de estímulos na economia americana”, explicaram em nota analistas da XP Investimentos
No radar dos investidores também ficava a notícia de que o 💥️Produto Interno Bruto dos EUA cresceu a uma taxa anualizada de 6,4% no trimestre passado, o segundo ritmo mais forte desde o terceiro trimestre de 2003.
As evidências de retomada econômica vêm um dia após o presidente dos Estados Unidos, 💥️Joe Biden, propor um novo plano de gastos de 1,8 trilhão de dólares durante discurso ao Congresso do país. Juntas, todas as suas propostas para ajuda às famílias e investimento em infraestrutura totalizam cerca de 4 trilhões de dólares.
No Brasil, vários investidores chamavam a atenção para dados econômicos recentes, que, aliados a algum alívio na frente fiscal após a sanção do Orçamento de 2023, poderiam ser fator de alívio para a moeda brasileira no curto prazo.
Na quarta-feira, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostrou que o Brasil abriu 401.639 vagas formais de trabalho em fevereiro, números recordes para o mês, segundo o 💥️Ministério da Economia.
“A geração de emprego formal seguiu resiliente em março, reforçando a visão de que a piora da atividade econômica é temporária”, disse o Bradesco em nota.
O dólar acumula perdas de aproximadamente 4,7% no mês de abril, e, em relação a um pico de 9 de março, a divisa perde mais de 7%.
Ainda assim, alguns participantes do mercado chamavam a atenção para a permanência de riscos políticos domésticos: “o dólar tem fundamento pra cair quando se olha o exterior, mas fatores internos não ajudam”, opinou Vanei Nagem, da Mesa de Câmbio da Terra Investimentos.
Entre os destaques de Brasília dos últimos dias estão a instalação da CPI da Covid-19, mudanças de cargo no Ministério da Economia e determinações do 💥️Supremo Tribunal Federal (STF) para que o governo 💥️Jair Bolsonaro adote providências para a realização do censo de 2023, que havia sido cancelado devido a cortes orçamentários.
O Banco Central anunciou para este pregão leilão de swap tradicional para rolagem de até 15 mil contratos com vencimento em novembro de 2023 e março de 2022.
O que você está lendo é [Dólar ronda estabilidade contra real após perdas por Fed ‘dovish’].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments