Covid-19: Rio comemora meta de mais de 2 milhões de imunizados

Na segunda-feira (31), a imunização do público em geral começa pelas pessoas de 59 anos (Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

A Prefeitura do 💥️Rio de Janeiro comemorou a marca de 2.099.072 pessoas que receberam ao menos a primeira dose da 💥️vacina contra a 💥️covid-19 desde janeiro até as 16h de hoje (28), nos grupos prioritários definidos na campanha de imunização no município. Com isso, foi batida, antecipadamente, a meta de imunizar 40% desse público alvo até o fim de maio.

Os grupos definidos incluem idosos; pessoas com comorbidades, conforme a lista do Programa Nacional de Imunização (PNI); trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência; gestantes e puérperas com comorbidades; populações indígena, quilombola, em situação de rua e privada de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; e trabalhadores da educação.

De acordo com a prefeitura, foram contemplados os 20 principais públicos indicados pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a 💥️Covid-19. Amanhã (29), o município conclui a vacinação dos grupos prioritários.

“Metas de abril e de maio batidas, a gente segue no nosso planejamento, na certeza de ir batendo as metas, mês a mês, para que chegue a outubro com 85% a 100% da população vacinável, imunizada”, disse, o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Márcio Garcia, durante a apresentação do 21º Boletim Epidemiológico da Prefeitura do 💥️Rio de Janeiro.

Novo calendário

Na segunda-feira (31), a imunização do público em geral começa pelas pessoas de 59 anos, até chegar ao dia 23 de outubro com a faixa etária de 18 anos.

O governo municipal fez um apelo para que as pessoas prefiram o período vespertino para receberem a vacina. “O nosso pedido é que, a partir de segunda-feira, precisa ser muito reforçado que as pessoas procurem se vacinar no período da tarde, porque no período da manhã as unidades são mais cheias.

Rio de Janeiro Coronavírus

O governo municipal fez um apelo para que as pessoas prefiram o período vespertino para receberem a vacina (Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

É muito importante que a população contribua com isso e evite procurar a vacinação no período da manhã, só se for estritamente necessário”, recomendou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, também durante a apresentação do boletim.

Soranz disse que toda semana a secretaria tem uma previsão de entrega de doses do Ministério da Saúde. Para definir o calendário, a pasta checou as perspectivas de entrega de imunizantes do Butantã, da Fiocruz e da Pfizer.

“A gente fez uma análise do que os institutos informaram, o que o Ministério da Saúde informou de previsão de entrega para todos os municípios e, a partir disso, a gente conseguiu elaborar o calendário com o objetivo de dar previsibilidade para as pessoas”, disse o secretário.

O secretário disse que o ministro Marcelo Queiroga reduziu o prazo de distribuição das doses para os estados. Para Soranz, não faz sentido segurar a vacina em estoque, quando o ministério já dispõe dos imunizantes. “O ministro mudou esta frequência de entrega, que diminuiu.

O que levava próximo de uma semana em média, agora, leva um tempo muito menor. O [imunizante] produzido na Fiocruz é entregue diretamente aqui.

Coronavírus

O que levava próximo de uma semana em média, agora, leva um tempo muito menor (Imagem: Reuters/Pilar Olivares)

Os voos e a logística de entrega do Butantã e da 💥️Pfizer também diminuíram o tempo de entrega. É muito importante que além de ter os institutos entregando, o Ministério da Saúde trate da questão da vacina com o sentimento de urgência que ela precisa ser tratada”, completou.

Para o secretário, será possível cumprir a meta de vacinar o público de 18 a 59 anos até o dia 23 de outubro. Segundo ele, em abril foram vacinadas 780 mil pessoas e em maio, que ainda não terminou, quase 600 mil pessoas já foram vacinadas.

“A expectativa é que a gente vacine 600 mil pessoas por mês e vá cumprindo as metas e mantendo o calendário, que é factível e possível. É necessário que a gente coloque essas metas”, contou.

O que você está lendo é [Covid-19: Rio comemora meta de mais de 2 milhões de imunizados].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...