Juíza condena Vale a pagar R$ 1 mi por trabalhador morto em Brumadinho

Brumadinho

A empresa defendeu que já pagou mais de 2 bilhões de reais entre indenizações cíveis e trabalhistas associadas ao desastre (Imagem: REUTERS/Washington Alves)

Uma decisão da 💥️Justiça do Trabalho determinou que a mineradora 💥️Vale (💥️VALE3) deverá pagar indenização de 1 milhão de reais por danos morais por cada empregado morto devido ao rompimento de uma barragem da companhia em janeiro de 2023 em 💥️Brumadinho (MG).

Assinada pela juíza Vivianne Celia Ferreira Ramos Correa, a decisão, vista pela Reuters, atendeu pedido do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Extração de Ferro e Metais Básicos de 💥️Brumadinho e região, que defendeu que os valores sejam direcionados aos espólios e herdeiros das vítimas do desastre.

“Foram 131 funcionários que constam na petição inicial e cabe recurso para instâncias superiores”, disse a assessoria de imprensa do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, responsável pela 5ª Vara do Trabalho, onde o caso foi analisado.

Procurada, a Vale disse que “é sensível com a situação dos atingidos pelo rompimento da barragem B1 e, por esse motivo, vem realizando acordos com os familiares dos trabalhadores desde 2023, a fim de garantir uma reparação rápida e integral”.

A empresa defendeu que já pagou mais de 2 bilhões de reais entre indenizações cíveis e trabalhistas associadas ao desastre, após ter assinado acordos com mais de 1,6 mil familiares de vítimas.

“A empresa informa que analisará a decisão da 5ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Betim”, acrescentou.

O advogado Maximiliano Garcez, da Advocacia Garcez, que representou o sindicato de trabalhadores, comemorou a decisão, que considerou “humanista”, e disse à Reuters que havia pedido originalmente uma indenização de 3 milhões de reais por trabalhador falecido.

O rompimento da barragem deixou cerca de 270 mortos, além de ter atingido residências, rio e florestas da região.

O que você está lendo é [Juíza condena Vale a pagar R$ 1 mi por trabalhador morto em Brumadinho].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...