Nova operação militar de menor escala deve começar na próxima semana na Amazônia
Na segunda-feira, quando anunciou que a nova GLO estava sendo analisada, Mourão afirmou que os números “não são bons” (Imagem: Facebook/General Hamilton Mourão)
O vice-presidente 💥️Hamilton Mourão confirmou nesta sexta-feira a recriação de uma operação de Garantia da Lei e da Ordem para combater o desmatamento na 💥️Amazônia, possivelmente a partir da próxima semana.
“A GLO está autorizada pelo presidente. Conversei com ele ontem, já estamos fechando planejamento. Falei com ministro 💥️Paulo Guedes (Economia), os recursos são em torno de 50 milhões de reais para fazer isso pelos próximos dois meses, ele disse que isso não é problema. Então agora precisa fechar onde vai ser a principal área de operações”, disse Mourão.
A GLO iniciada em maio de 2023 foi encerrada em 30 de abril, mas já na época Mourão, que é presidente do Conselho Nacional da Amazônia, afirmava que poderia haver uma nova GLO, menor, se houvesse manutenção dos números de desmatamento.
Na segunda-feira, quando anunciou que a nova GLO estava sendo analisada, Mourão afirmou que os números “não são bons”.
Os dados do Deter, sistema de monitoramento por satélite da Amazônia, mostraram 1.391 km² de área desmatada em maio, em mais um recorde mensal e mais do que o dobro do registrado em abril.
De acordo com Mourão, a área de atuação da nova GLO, que será menor, estava sendo definida na quinta-feira. Os dados do Deter mostram áreas do 💥️Pará, 💥️Amazonas e 💥️Rondônia com a maior concentração de alertas de desmatamento no mês de maio, e a operação deve se concentrar também nessas regiões.
“Em princípio semana que vem”, disse Mourão sobre o início da operação. “Eu quero reunir todo mundo, eu quero que Ibama e ICMBio cheguem junto. Se eles não chegarem junto não tem sucesso isso daí.”
O que você está lendo é [Nova operação militar de menor escala deve começar na próxima semana na Amazônia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments