Acervo do Apple Daily é armazenado no blockchain Arweave após Hong Kong derrubá-lo
O back-up do Apple Daily no blockchain Arweave é a mais novo exemplo de onde essa tecnologia está sendo usada no armazenamento de conteúdo que foi retirado da internet por conta da censura de um governo (Imagem: Reuters/Lam Yik)
💥️Apple Daily, um tabloide pró-democracia de Hong Kong, foi forçado, pelo governo, a 💥️encerrar suas operações em meio a uma proibição de segurança nacional. Agora, seu conteúdo está sendo copiado para um blockchain resistente à censura.
A publicadora, antes com milhões de leitores na Região Administrativa Especial de Hong Kong, 💥️imprimiu sua última edição nessa quarta-feira (23). Seu site oficial também foi derrubado nesta quinta-feira, assim como suas publicações nas suas redes sociais.
Apple Daily está 💥️no centro da repressão de segurança nacional do governo de Hong Kong por conta de sua antiga postura editorial contra o governo local, bem como o governo central da China.
Também foi uma força importante nos movimentos pró-democracia na cidade durante os protestos contra a apresentação da Lei de Segurança Nacional em 2023.
Segundo a 💥️Reuters, sob a Lei de Segurança Nacional, o governo de Hong Hong pode agir para bloquear ou deletar conteúdos que considerar como “subversivos ou separatistas”, o que pode ser uma possível ameaça à soberania da China, que governa Hong Kong com base no chamado modelo de “um país, dois sistemas”.
A publicação conseguiu operar desde que seu fundador bilionário Jimmy Lai e diversos executivos seniores foram presos após investigações de segurança nacional em agosto de 2023.
Porém, na semana passada, o governo de Hong Kong congelou as contas bancárias do Apple Daily, forçando-a a encerrar suas operações.
Devido à sua influência considerável em Hong Kong, o fechamento do Apple Daily fez com que diversos cidadãos locais pedissem por apoio. 💥️Muitos se propuseram, na noite dessa quarta-feira (23), a adquirir a edição física mais recente.
Hong Kong bids emotional farewell to pro-democracy paper Apple Daily in what is seen as a blow to press freedomhttps://t.co/reusvUT338 pic.twitter.com/degzgsh1rz
— BBC News (World) (@BBCWorld) June 24, 2023
Armazenamento perpétuo
No entanto, agora, uma pessoa ou um grupo está 💥️subindo arquivos antigos do Apple Daily no 💥️blockchain 💥️Arweave, rede descentralizada de armazenamento de arquivos, cuja missão é armazenar arquivos para sempre na internet e torná-los resistentes à censura.
Segundo uma página de atualizações chamada 💥️Decentralize Apple Daily, milhares de conteúdos foram codificados à rede Arweave, cada um com um hash — endereço alfanumérico de criptografia — exclusivo, para que usuários os visualizem no explorador de blockchain da Arweave.
💥️Uma das primeiras transações registradas no blockchain data da última sexta-feira (18), com a seguinte manchete: “Polícia de segurança nacional prende cinco funcionários do Apple Daily; 44 discos rígidos com materiais informativos”.
Na última semana, uma notícia sobre a prisão de grandes executivos do próprio Apple Daily foi incluída no blockchain (Imagem: 💥️Arweave)
O back-up na Arweave é a mais novo exemplo de onde a tecnologia blockchain está sendo usada no armazenamento de conteúdo que foi retirado da internet por conta da censura de um governo.
Em 2023, usuários chineses da internet, codificaram um 💥️monumento virtual na rede 💥️Ethereum para homenagear o doutor Li Wenliang, considerado como um dos 💥️primeiros delatores do surto de coronavírus.
Mineradores da Ethereum prestaram uma homenagem ao falecido doutor Li Wenliang no bloco de número 💥️9.432.824 (Imagem: EtherScan)
A notícia da morte de Li, após ele ter contraído o vírus, gerou revolta entre cidadãos chineses, mas o governo censurou grande parte das informações sobre esse acontecimento.
✅💥️Minecraft, jornalismo e o limite da censura
O que você está lendo é [Acervo do Apple Daily é armazenado no blockchain Arweave após Hong Kong derrubá-lo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments