Comissão ouve Paulo Guedes sobre dados previdenciários; assista

Paulo Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, deve prestar esclarecimentos sobre as distorções em dados de Previdência do governo (Imagem: Flickr/ Edu Andrade/Ascom/ME)

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da 💥️Câmara dos Deputados realiza, no plenário 1, audiência pública com o ministro da 💥️Economia, 💥️Paulo Guedes.

Ele deve prestar esclarecimentos sobre as distorções em dados de Previdência do governo apontadas por técnicos do 💥️Tribunal de Contas da União (💥️TCU). Outros temas poderão ser incluídos na pauta da reunião.

Convocado, Guedes deveria ter participado de audiência sobre o tema na última quarta (30), mas argumentou que não poderia comparecer porque, no mesmo horário, haveria o julgamento das contas do presidente da República, 💥️Jair Bolsonaro, referentes ao exercício de 2023, no TCU.

Esta foi a terceira vez que Guedes faltou a audiências marcadas pela comissão, o que tem desagradado deputados. Convocado, ele é obrigado a comparecer.

Na terça-feira (6), a comissão aprovou um novo pedido de convocação de Guedes, também baseado nas ausências anteriores do ministro, e o envio de ofício à 💥️Procuradoria-Geral da República (💥️PGR) para apurar se as faltas não configuram crime de responsabilidade.

A audiência com o ministro da Economia foi proposta pelo deputado Leo de Brito (PT-AC) e apoiada pelos deputados Elias Vaz (PSB-GO), Padre João (PT-MG), Vanderlei Macris (PSDB-SP) e 💥️Kim Kataguiri (DEM-SP).

O objetivo é discutir o passivo atuarial dos regimes previdenciários dos servidores civis e militares – o valor necessário para pagar todos os benefícios.

Os parlamentares citam 💥️trabalho do TCU que apurou diferenças nas projeções feitas pelo governo em 2023, constatando superavaliação de R$ 49,2 bilhões no caso dos civis e subavaliação de R$ 52,7 bilhões no regime das 💥️Forças Armadas.

Esse estudo deverá ser examinado no julgamento das contas presidenciais.

O que você está lendo é [Comissão ouve Paulo Guedes sobre dados previdenciários; assista].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...