Ministério lança radiografia do turismo náutico no Brasil
Dos turistas recebidos, 46,2% vêm da América do Sul e 38,5% da Europa (Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil)
O 💥️Ministério do Turismo lançou hoje (8) uma 💥️radiografia do 💥️turismo náutico no 💥️Brasil. Segundo o levantamento, o país possui 80 destinos associados a passeios e atividades que envolvem embarcações, sejam no mar ou em água doce.
O país possui 8,5 mil quilômetros de costa, 35 mil quilômetros de vias navegáveis e 9.620 quilômetros de margens de lagos, lagoas e reservatórios, dispostos em uma rede fluvial composta por 12 bacias hidrográficas.
Entre os tipos de turismo náutico estão as embarcações de pequeno porte (como caiaque e canoa), médio porte (veleiros, escunas e lanchas) e de grande porte (cruzeiros de cabotagem, de longo curso e internacional).
Também há serviços e experiências relacionadas ao mar e à água doce, como surf e variantes (✅wind e kitesurf), pesca esportiva, mergulho, observação de animais, banho e visitação a pontos turísticos.
O turismo náutico tem como principais estados 💥️São Paulo, 💥️Santa Catarina, 💥️Rio de Janeiro, 💥️Paraná e 💥️Rio Grande do Sul. Dos turistas recebidos, 46,2% vêm da América do Sul, 38,5% da 💥️Europa e 7,7% da América do Norte. O público é formado sobretudo por famílias (84,6%)
Na temporada 2023/2020, oito navios fizeram roteiros no litoral brasileiro, uma além do registrado na temporada anterior. Conforme o levantamento, 469.577 pessoas participaram deste tipo de viagem, com movimentação de R$ 2,241 bilhões.
Contudo, com a chegada da pandemia ao país o setor sofreu as consequências das restrições. Os operadores teriam deixado de faturar cerca de R$ 860 milhões em função dos cancelamentos. Os principais portos com saída e passagem de cruzeiros marítimos são os de Imbituba (SC), Santos (SP), Salvador (BA), Maceió (AL) e Fortaleza (CE).
O que você está lendo é [Ministério lança radiografia do turismo náutico no Brasil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments