Governadores do Nordeste suspendem compra de vacina russa Sputnik V

Sputnik-v

A Sputnik V tem apenas uma autorização limitada de importação dada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) (Imagem: REUTERS / Dado Ruvic/Foto ilustrativa)

O Consórcio Nordeste anunciou nesta quinta-feira a suspensão do contrato para aquisição de 37 milhões de doses da 💥️vacina russa contra 💥️Covid-19 💥️Sputnik V, apontando para as limitações impostas pela 💥️Anvisa para o uso do imunizante no Brasil e a decisão do Ministério da Saúde de não utilizá-lo.

A Sputnik V tem apenas uma autorização limitada de importação dada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aos nove Estados que fizeram contrato com os russos.

A agência autorizou a importação de aproximadamente 4 milhões de doses que poderiam ser usadas no Brasil, de forma limitada, desde que os Estados assinassem um compromisso de fazer estudos para verificar a segurança e a eficácia da vacina e levantar dados que, até hoje, o fabricante Instituto Gamaleya não forneceu, segundo a Anvisa.

Além disso, todos os lotes da Sputnik que chegassem ao Brasil teriam que ser testados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da 💥️Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para que se verificasse a segurança e eficácia.

Em junho, a Anvisa aprovou a importação da Sputnik com 22 condicionantes. Na época, a decisão foi comemorada pelos governadores, que aceitaram o compromisso. No entanto, até o momento, apenas quatro dos nove estados assinaram o termo.

Uma fonte que acompanha o processo disse à Reuters que os governos estaduais, que passaram a negociar diretamente com os russos a entrega de documentos e informações necessárias para a realização dos estudos, também passaram a ter dificuldades de recebê-los, o que estaria impedindo o início dos estudos.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, já afirmou que o governo federal não pretende incluir a Sputnik V no PNI por não haver mais necessidade, uma vez que o país já possui contratos para aquisição de vacinas suficientes entre as que já possuem autorização para uso no Brasil.

Com isso, o custo total da importação ficaria somente para os estados.

De acordo com a nota do Consórcio 💥️Nordeste, as 37 milhões de doses direcionadas inicialmente ao Brasil serão agora enviadas pela Rússia a Argentina, México e Bolívia.

O que você está lendo é [Governadores do Nordeste suspendem compra de vacina russa Sputnik V].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...