Brasil busca incentivar uso de carvão apesar de risco climático
(Imagem: REUTERS/Peter Andrews)
O 💥️Brasil ofereceu uma tábua de salvação para a 💥️indústria de 💥️carvão, apesar do alerta de cientistas mundiais de que os 💥️combustíveis fósseis devem ser eliminados para evitar os piores efeitos da mudança climática.
💥️Na segunda-feira, o 💥️Ministério de Minas e Energia publicou detalhes de um novo programa para apoiar o setor de carvão até 2050 nos estados do sul do país, onde minas são as maiores empregadoras e usinas termelétricas fornecem capacidade de geração significativa.
O Programa para Uso Sustentável do Carvão Mineral Nacional pretende atrair cerca de R$ 20 bilhões em investimentos nos próximos 10 anos, segundo proposta publicada no site do ministério.
Sob o programa, usinas a carvão precisariam ser modernizadas para torná-las mais eficientes e permitir que a eletricidade dessas geradoras seja vendida até 2050, quando o país planeja atingir a descarbonização completa do 💥️setor elétrico.
Também inclui regimes fiscais especiais para o carvão e direcionamento de recursos públicos de pesquisas para o setor.
A proposta foi publicada no mesmo dia da divulgação de um relatório das Nações Unidas que atribuiu total responsabilidade pela mudança climática à atividade humana , como a liberação de dióxido de carbono que retém calor por meio da queima de combustíveis fósseis para gerar energia.
O relatório precisa ser uma “sentença de morte” para o carvão e outros combustíveis fósseis, disse o secretário-geral da 💥️ONU, 💥️António Guterres.
No entanto, o 💥️consumo de carvão no Brasil é baixo, com volume queimado em um ano equivalente a três dias da quantidade na 💥️China.
O relatório precisa ser uma “sentença de morte” para o carvão e outros combustíveis fósseis, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres (Imagem: REUTERS/Andrew Kelly)
Ainda assim, o programa de carvão é o exemplo mais recente do descompasso do Brasil em relação a outras grandes economias no que diz respeito à mudança climática.
O governo 💥️Jair Bolsonaro tem buscado atrair capital estrangeiro para setores como exploração de petróleo e investimentos na Floresta Amazônica.
Quase todas as reservas de carvão do Brasil, além de seis usinas com capacidade combinada de 1.572 megawatts, estão localizadas em 💥️Santa Catarina, 💥️Rio Grande do Sul e 💥️Paraná.
Uma redução drástica do uso de carvão teria impactos sociais e econômicos negativos para a região, segundo o relatório do ministério.
O que você está lendo é [Brasil busca incentivar uso de carvão apesar de risco climático].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments