CMN aprova liberação de R$ 1,32 bi para cafeicultores atingidos por geadas

Café

Os recursos fazem parte dos 5,9 bilhões de reais aprovados para aplicação nas linhas de financiamento do Funcafé na safra 2023/2022 (Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil)

O 💥️Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta terça-feira a liberação de 1,32 bilhão de reais em recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para produtores atingidos por geadas recentes no 💥️Brasil, informou o 💥️Ministério da Economia.

Segundo a pasta, o CMN reservou 20% do valor das linhas de custeio, comercialização, capital de giro e financiamento para aquisição de 💥️café (FAC), além de 100% do valor da linha de recuperação de cafezais danificados, para medidas de apoio aos produtores, mediante avaliação dos efeitos econômicos decorrentes do evento 💥️climático.

Estimativas preliminares da 💥️Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgadas após as fortes geadas do dia 20 de julho, indicaram que o fenômeno pode ter afetado até 200 mil hectares cultivados com café arábica, ou 11% do total da área destinada à variedade no país.

A disponibilização do montante de 1,3 bilhão de reais aos produtores afetados já havia sido aprovada no último dia 10 pelo Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), que então submeteu a medida para apreciação do CMN.

O Ministério da Economia destacou que os recursos deverão ser destinados às principais regiões produtoras de café de 💥️Minas Gerais, 💥️São Paulo e 💥️Paraná.

Os recursos fazem parte dos 5,9 bilhões de reais aprovados para aplicação nas linhas de financiamento do Funcafé na safra 2023/2022.

Com a reserva, segundo o 💥️Ministério da Agricultura, os agentes financeiros terão 4,6 bilhões de reais para as linhas de crédito de custeio, comercialização, capital de giro e aquisição.

O que você está lendo é [CMN aprova liberação de R$ 1,32 bi para cafeicultores atingidos por geadas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...