Brasil chega 18,5 mi CBios emitidos em 2023; volume negociado e preços seguem fracos

Cbios

O Itaú BBA destacou que o volume negociado de CBios em 2023 segue fraco, com cotações bem abaixo das verificadas em 2023 (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

O mercado de créditos de descarbonização (CBios) do 💥️Brasil registrou a emissão de 903 mil títulos na primeira quinzena de agosto, ante quase 3 milhões de 💥️créditos emitidos neste mês completo de 2023, em meio a um movimento ainda fraco do setor neste ano, indicou relatório do 💥️Itaú BBA nesta terça-feira.

Segundo o documento, no acumulado de 2023 até aqui o volume emitido de CBios no país totalizou 18,47 milhões de títulos, o que representa 74,2% da meta a ser cumprida no ano no âmbito do programa 💥️RenovaBio, de 24,9 milhões de títulos.

No mesmo momento de 2023, a emissão de CBios atingia 18,5 milhões de títulos e já superava com folga a meta anual estipulada de 14,9 milhões de créditos.

Cada CBio representa uma tonelada de dióxido de carbono que deixa de ser emitida.

Os títulos, que visam ajudar o Brasil a cumprir seus objetivos climáticos do Acordo de Paris, são emitidos por produtoras de biocombustíveis e devem ser obrigatoriamente aposentados por distribuidoras conforme suas metas anuais.

O Itaú BBA destacou que o volume negociado de CBios em 2023 segue fraco, com cotações bem abaixo das verificadas em 2023.

Na temporada passada, a movimentação do mercado começou a ganhar força por volta de setembro, atingiu um ápice em meados de outubro e perdeu ritmo em dezembro, segundo o relatório do banco de investimentos.

O preço médio dos CBios neste ano, acrescentou o relatório, está 31,5% abaixo do registrado no ano passado, a 29,75 reais por título.

O documento também indicou que, atualmente, o número de CBios disponíveis é de 19,2 milhões de títulos do total, 48% estão nas distribuidoras, 51% nas produtoras e 1% em partes não obrigadas. Até maio, apenas 3,18 milhões de CBios haviam sido aposentados em 2023.

O que você está lendo é [Brasil chega 18,5 mi CBios emitidos em 2023; volume negociado e preços seguem fracos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...