Vacinas devem liberar demanda reprimida por petróleo, diz IEA
A IEA previu uma recuperação robusta no mercado a partir do quarto trimestre do ano, citando “forte demanda reprimida e progresso contínuo nos programas de vacinação” (Imagem: REUTERS/Richard Carson)
Depois de três meses de queda na demanda global de 💥️petróleo devido à disseminação da variante Delta da 💥️Covid-19 e às restrições da pandemia, especialmente na 💥️Ásia, a aplicação de vacinas deve impulsionar uma recuperação, afirmou a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) nesta terça-feira.
“Já estão surgindo sinais de queda nos casos de Covid, com a demanda agora prevista para se recuperar em acentuados 1,6 milhão de barris por dia (bpd) em outubro, e continuando a crescer até o final do ano”, escreveu a IEA, com sede em Paris, em seu relatório mensal do petróleo.
A IEA previu uma recuperação robusta no mercado a partir do quarto trimestre do ano, citando “forte demanda reprimida e progresso contínuo nos programas de vacinação”.
Ainda assim, a disseminação da variante Delta do vírus nos últimos meses fez com que a agência reduzisse sua previsão de crescimento da demanda para o ano em geral em 105.000 bpd, enquanto aumentou sua estimativa para 2022 em 85.000 bpd.
Até mesmo a projeção de crescimento da agência para o quarto trimestre foi ligeiramente reduzida em relação à estimativa do mês passado, e a maior parte do crescimento anual de 5,8% da demanda para 2023 vem do segundo trimestre, quando as 💥️vacinas começaram a ser aplicadas.
As projeções da IEA para o crescimento da demanda em 2023 são 760.000 bpd abaixo das divulgadas pela Opep na segunda-feira, e sua perspectiva de crescimento em 2022 é 950.000 bpd inferior à da OPEP.
Os números de crescimento da demanda da 💥️Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) também são maiores do que os do governo dos 💥️Estados Unidos.
Os danos do furacão Ida no centro petrolífero da costa do Golfo dos EUA causaram o primeiro declínio no fornecimento global em cinco meses, acrescentou a IEA, estimando que as perdas potenciais de fornecimento pela tempestade se aproximam de 30 milhões de barris.
O que você está lendo é [Vacinas devem liberar demanda reprimida por petróleo, diz IEA].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments