Você trocaria o dólar pelo iuan? É o que o Banco Central da China deseja
Guerra fria: China tenta aumentar o peso de sua moeda no comércio internacional, para não depender do dólar (Imagem: Reuters/Thomas White)
A 💥️China promoverá a internacionalização do iuan “de forma firme e prudente” em 2023 e desenvolverá ainda mais os mercados offshore da moeda, disse o banco central neste sábado (18).
Os acordos transfronteiriços em moeda local totalizaram 28,39 trilhões de iuanes (4,39 trilhões de dólares) em 2023, um aumento de 44,3% em relação ao ano anterior, disse o Banco Popular da China em seu relatório de internacionalização do iuan de 2023.
Os acordos internacionais em iuanes representaram 46,2% do total de acordos internacionais, atingindo um recorde, disse o banco central.
As liquidações transfronteiriças no comércio exterior alcançaram 4,78 trilhões de iuanes no ano passado, um aumento de 12,7% em relação a 2023, disse o banco central.
O banco central fortalecerá o monitoramento dos fluxos de capitais internacionais e evitará riscos sistêmicos, acrescentou.
A China tem tentado aumentar a influência global do iuan desde 2009 para reduzir a dependência do 💥️dólar dos 💥️EUA no comércio e em acordos de investimento e assim desafiar o papel do dólar como principal moeda de reserva do mundo.
Mas, apesar de alguns passos em direção à liberalização, o país mantém um controle rígido sobre a moeda devido a preocupações de que a volatilidade excessiva possa afetar os fluxos de capitais internacionais e prejudicar a economia.
O que você está lendo é [Você trocaria o dólar pelo iuan? É o que o Banco Central da China deseja].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments