CPI quer ouvir integrante da Conitec na 2ª-feira para avaliar se há interferência política

Randolfe Rodrigues

Segundo o vice-presidente da CPI e autor do requerimento, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Mussolini foi convocado justamente para esclarecer se há interferência no órgão (Imagem: Agência Senado/Edilson Rodrigues)

A 💥️CPI da Covid no 💥️Senado quer dedicar seu último dia de depoimentos, na próxima segunda-feira, para ouvir Nelson Mussolini, representante do 💥️Conselho Nacional de Saúde (CNS) na Conitec, órgão do 💥️Ministério da Saúde responsável por assessorar a pasta no processo de incorporação e exclusão de medicamentos no âmbito do 💥️SUS.

Senadores querem avaliar se ocorre ou ocorreu algum tipo de ingerência na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

A comissão iria se reunir no dia 7 de outubro para avaliar um relatório com diretrizes para o tratamento ambulatorial de pacientes com 💥️Covid-19, que descarta o uso de medicamentos já comprovadamente ineficazes contra a doença. Mas a análise foi adiada.

“Quando da votação, o senhor Nelson Mussolini se manifestou

contrariamente ao adiamento”, argumenta o requerimento de convocação do representante do CNS.

Segundo o vice-presidente da CPI e autor do requerimento,💥️ Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Mussolini foi convocado justamente para esclarecer se há interferência no órgão.

“Queremos saber até onde vai ou até onde foi a intervenção política nas decisões dessa instituição técnica, dessa instância técnica, relativo aos protocolos de enfrentamento da pandemia”, disse o senador.

Dessa forma, não deve mais ser ouvido na segunda-feira o pneumologista Carlos Carvalho, médico responsável pela elaboração de protocolo de tratamento com remédios eficazes contra a Covid-19 a ser levado à Conitec. O médico negou que a reunião tenha sido adiada por ingerência.

Randolfe também disse que à tarde deve ocorrer um ato com representantes das mais de 600 mil vítimas da doença e, ainda à tarde o relator da CPI, 💥️Renan Calheiros (MDB-AL), deve fazer uma exposição de seu parecer aos integrantes do colegiado.

A previsão é que esse relatório seja formalmente lido na CPI na terça-feira pela manhã e votado na quarta-feira. Já na quinta-feira, será levado ao 💥️procurador-geral da República (PGR), 💥️Augusto Aras.

O que você está lendo é [CPI quer ouvir integrante da Conitec na 2ª-feira para avaliar se há interferência política].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...