Preços ao consumidor japonês sobem com aumento do custo de energia

Coronavírus Japão

Analistas esperam que o aumento das despesas com combustível acelere a inflação ao consumidor nos próximos meses (Imagem: REUTERS/Edgard Garrido)

O núcleo de um índice de preços do 💥️Japão subiu em setembro pela primeira vez desde os estágios iniciais da pandemia do 💥️coronavírus, em março de 2023, sinal de que os custos crescentes de 💥️energia e matérias-primas estão gradualmente aumentando a 💥️inflação.

Analistas esperam que o aumento das despesas com 💥️combustível acelere a inflação ao 💥️consumidor nos próximos meses, embora qualquer elevação deva ser modesta em comparação com outras economias avançadas, já que o crescimento lento dos salários pesa sobre o consumo e impede empresas de aumentar muito os preços.

O índice de preços ao consumidor que exclui os voláteis preços dos alimentos frescos, mas inclui os custos dos combustíveis & o chamado núcleo do índice de preços& subiu 0,1% em setembro em relação a um ano antes, segundo dados do governo divulgados nesta sexta-feira, correspondendo a uma previsão mediana do mercado. O número havia ficado estável em agosto.

O ganho foi impulsionado principalmente por um salto de 7,4% nos custos de energia, maior aumento anual em quase três anos.

Os custos da 💥️gasolina dispararam 16,5% em setembro em relação ao mesmo período do ano anterior.

O que você está lendo é [Preços ao consumidor japonês sobem com aumento do custo de energia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...