Bastidores de Brasília: A mágoa de Guedes

Paulo Guedes

Eles já haviam dado sinais de que poderiam sair. O que magoou o ministro, no entanto, foi a forma como ambos e seus adjuntos decidiram fazer isso (Imagem: Flickr/ Edu Andrrade/Ascom/ME)

Não foi nenhuma surpresa para o ministro da 💥️Economia, 💥️Paulo Guedes, que Bruno Funchal e Jeferson Bittencourt tenham deixado os cargos na secretaria especial do Tesouro e Orçamento.

Eles já haviam dado sinais de que poderiam sair. O que magoou o ministro, no entanto, foi a forma como ambos e seus adjuntos decidiram fazer isso.

Para Guedes, numa situação de pressão da ala política sobre a economia como a atual, o correto seria se recusar a redigir a proposta para mudar o teto e pedir exoneração ou redigir e esperar um pouco para sair.

Funchal e Bittencourt, no entanto, redigiram a proposta e saíram no meio do furacão. Isso contribuiu ainda mais para a imagem de isolamento do ministro.

Cavalo passarinheiro

Guedes foi lembrado nos últimos dias de que já sabia que Jair Bolsonaro era cavalo passarinheiro quando veio para o governo. Esse tipo se assusta facilmente com qualquer passarinho, tira o cavaleiro da estrada e o joga no meio do mato cheio de espinhos.

O silêncio de Lira

A equipe econômica chegou a correr para o presidente da Câmara, Arthur Lira, para pedir ajuda e achar uma saída para o 💥️Auxílio Brasil.

Na hora do desespero com a péssima reação do mercado à ideia de retirar parte do programa do teto de gastos, assessores da pasta chegaram a afirmar que o que Lira diz hoje vale mais do que as promessas de Guedes. Deu no que deu.

Porco-espinho

A equipe econômica prevê que a aprovação do processo de 💥️privatização da 💥️Eletrobras (💥️ELET6) pelo 💥️Tribunal de Contas da União (TCU) não será fácil.

Os técnicos da corte já sinalizaram que farão um pente fino na operação que o governo quer realizar no primeiro trimestre de 2022. Segundo um técnico da Economia, a operação terá o aval do TCU, mas será o parto de um porco-espinho.

O que você está lendo é [Bastidores de Brasília: A mágoa de Guedes].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...