Dólar tem leve queda ante real com expectativa por Copom

Dólar

Às 9:51, o dólar recuava 0,28%, a 5,5570 reais na venda (Imagem: REUTERS/ Yuriko Nakao)

O 💥️dólar oscilava entre estabilidade e leve queda contra o 💥️real nesta quarta-feira, em dia de forte expectativa pela decisão de política monetária do 💥️Banco Central, a ser anunciada após o fechamento dos 💥️mercados, à medida que a percepção de deterioração inflacionária e fiscal no 💥️Brasil aumenta a pressão por 💥️juros mais altos.

O 💥️Comitê de Política Monetária (💥️Copom) do Bacen anuncia sua decisão a partir de 18h30 (de Brasília) desta quarta-feira.

Recentemente, várias instituições financeiras importantes revisaram para cima suas estimativas para a dimensão do aperto monetário, prevendo alta de 150 pontos-base da 💥️taxa Selic.

O posicionamento no mercado de opções digitais da 💥️B3 indicava no fim da terça-feira 49% de probabilidade de aumento do juro para 7,75% ano. A segunda maior chance é para elevação de 2 pontos (23%), movimento que levaria a taxa básica de juros a 8,25%.

Atualmente, a taxa está em 6,25% ao ano.

Recentes escaladas nas expectativas para os juros básicos têm sido citadas por investidores como possível fator de suporte para a moeda brasileira, uma vez que o maior retorno oferecido no mercado de renda fixa doméstico poderia elevar o ingresso de recursos estrangeiros no país.

Ainda assim, muitos ressaltam que as apostas para a taxa Selic refletem grandes riscos inflacionários e fiscais.

“É fundamental que o Banco Central mostre aos investidores que o regime de metas para a 💥️inflação continua efetivo. Neste contexto, o ideal seria um choque de juros suficientemente forte para compensar os choques que estão ocorrendo nos preços dos ativos”, disseram estrategistas da 💥️Genial Investimentos em nota, apontando essa necessidade como consequência da deterioração da credibilidade fiscal do Brasil após planos do 💥️governo de desrespeitar o teto de gastos.

“Afinal, se o governo está disposto a aprovar uma PEC que desloca o teto para cima com o objetivo de financiar um aumento de gastos, porque não irá fazer isto novamente no futuro? Em outras palavras, para que serve o teto?”

O presidente da 💥️Câmara, 💥️Arthur Lira (PP-AL), afirmou na terça-feira que a PEC dos Precatórios & medida prioritária para o governo, já que foi alterada para abrir espaço fiscal no teto de gastos de mais de 80 bilhões de reais& “provavelmente” estará pronta para votação nesta quarta-feira.

Os investidores digeriam ainda dados desta manhã sobre a inflação ao produtor e a taxa de desemprego do país.

Às 9:51, o dólar recuava 0,28%, a 5,5570 reais na venda. Na mínima do dia, a moeda chegou a cair 0,41%, a 5,5497 reais na venda.

Na B3, o dólar futuro de primeiro vencimento tinha queda de 0,13%, a 5,5630 reais.

No mercado de juros futuros, as taxas dos principais DIs subiam de 4 a 15 pontos-base na curva até janeiro de 2027.

O que você está lendo é [Dólar tem leve queda ante real com expectativa por Copom].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...