Este ano está ruim? Prepare-se: 2022 pode ser o ano da estagflação

Açogue Carnes Inflação Consumidor Consumo

A precificação de alta da Selic no Copom de dezembro, que na quarta-feira estava quase em 200 pontos, agora ronda os 185 ponto (Imagem: Reuters/Amanda Perobelli)

O fraco desempenho dos setores de varejo e serviços mostram que a escalada da 💥️inflação está prejudicando a economia ao reduzir o poder de compra dos consumidores.

Para alguns analistas, o país já corre o risco de estagflação, situação que coloca o 💥️Banco Central numa berlinda: ter de subir ainda mais os juros para segurar a alta dos preços mesmo quando o mercado reduz as previsões para o PIB.

O volume do setor de serviços, que supostamente seria beneficiado pelo alívio da pandemia, inesperadamente recuou 0,6% em setembro na comparação mensal, contra estimativa de alta de +0,5%. O resultado fez o 💥️JPMorgan reduzir a estimativa para o PIB em 2023 de 5,0% para 4,8%.

Na quinta-feira, a surpresa negativa veio com as vendas no varejo do mesmo mês, que caíram 1,3%, pior do que a projeção de baixa de -0,6%.

A precificação de alta da 💥️Selic no Copom de dezembro, que na quarta-feira estava quase em 200 pontos, agora ronda os 185 pontos — acima do aumento de 1,5 pp sinalizado pelo BC.

Veja o que dizem os analistas:

Alberto Ramos, economista-chefe para América Latina do Goldman Sachs

Sergio Zanini, sócio e gestor da Galapagos Capital

Mariam Dayoub, economista da Grimper Capital

Marcos Ross, economista-chefe do Banco Haitong

Flavio Serrano, economista-chefe da Greenbay Investimentos

O que você está lendo é [Este ano está ruim? Prepare-se: 2022 pode ser o ano da estagflação].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...