Promulgado decreto legislativo que aprova protocolo de facilitação de comércio entre Brasil e EUA
O protocolo especifica regras comerciais e de transparência em acordo de cooperação econômica (Imagem: Ivan Bueno/Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina)
O presidente do 💥️Senado e do 💥️Congresso Nacional, senador 💥️Rodrigo Pacheco (DEM-MG), promulgou o 💥️Decreto Legislativo 34/2021, que aprova o Protocolo ao Acordo de Comércio e Cooperação Econômica assinado entre o 💥️Brasil e os 💥️Estados Unidos, especificando regras comerciais e de transparência.
O protocolo é um adendo ao acordo comercial e foi assinado no ano passado. O governo afirma que o protocolo visa expandir o comércio os dois países, ao promover ambiente aberto e previsível e reduzir barreiras não tarifárias.
O acordo original, que é conhecido pela sigla 💥️Atec (do termo em inglês Agreement on Trade and Economic Cooperation), remonta a 2011.
O texto do decreto legislativo foi publicado nesta sexta-feira (19) no Diário Oficial da União. Para entrar definitivamente em vigor, o protocolo depende ainda de ratificação e promulgação por parte do presidente 💥️Jair Bolsonaro, por meio de decreto.
A norma publicada hoje é oriunda de um projeto do Poder Executivo (PDL 484/21), aprovado pela 💥️Câmara dos Deputados e pelo Senado.
O protocolo contém três anexos (Facilitação de Comércio e Administração Aduaneira, Boas Práticas Regulatórias e Anticorrupção).
O primeiro traz medidas para redução de entraves burocráticos, como a criação de centros de informação pelos dois países para responder a consultas realizadas por interessados sobre procedimentos de 💥️importação e 💥️exportação.
O anexo 2 permite, entre outros pontos, a coordenação entre os órgãos reguladores das duas nações para facilitar o comércio.
Já o terceiro anexo trata da cooperação bilateral no combate à corrupção relacionada ao comércio internacional, por meio de ferramentas como a recuperação de ativos.
O que você está lendo é [Promulgado decreto legislativo que aprova protocolo de facilitação de comércio entre Brasil e EUA].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments