Bastidores de Brasília: O papel de Guedes na campanha pela reeleição
Integrantes da equipe econômica admitem que o maior estrago à credibilidade das contas públicas já foi feito com a PEC dos precatórios (Imagem: Washington Costa/ASCOM/ME)
Um dos papéis do ministro da 💥️Economia, 💥️Paulo Guedes, na campanha do presidente 💥️Jair Bolsonaro à reeleição será evitar novas agressões ao arcabouço fiscal brasileiro.
Integrantes da equipe econômica admitem que o maior estrago à credibilidade das contas públicas já foi feito com a PEC dos precatórios, mas dizem que o ministro ainda vê como sua missão melhorar a percepção dos agentes financeiros. Essa também é a principal contribuição que a pasta quer dar ao 💥️Banco Central no trabalho de conter a inflação.
Ômicron
Embora a PEC dos precatórios resolva boa parte do impasse fiscal de 2022, abrindo caminho para o pagamento do 💥️Auxílio Brasil de R$ 400 e solucionando a saga do pagamento de decisões judiciais contra a União, a equipe econômica ainda vê riscos de a ala política insistir num decreto de calamidade para lidar com eventuais efeitos da ômicron.
Os impactos da nova variante do 💥️coronavírus ainda não estão claros, mas há quem queira gastar bancando um decreto de calamidade fictícia, afirma um integrante da equipe. A Economia ainda diz que um decreto só seria necessário em caso de o país ter que fazer um novo lockdown.
Fora fura-teto
Essa pressão, afirmam as fontes, pode diminuir quando os ministros a favor de furar o teto deixarem o governo para concorrerem às eleições de 2022. 💥️Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, Onyx Lorenzoni, do Trabalho, Tarcísio Freitas, da Infraestrutura, Fabio Faria, Comunicações, e João Roma, Cidadania, têm até abril para sair dos cargos.
Apoio
O plano do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, de se lançar candidato ao governo de São Paulo não tem apoio do presidente Jair Bolsonaro.
Desagrada o discurso de exilado político que Weintraub vem fazendo, sendo que ele está no exterior representando o Brasil no Banco Mundial com um salário mais que três vezes maior que ministros de estado.
No núcleo de Bolsonaro também há um entendimento de que candidatos mais ideológicos, como é o perfil do ex-ministro, têm um teto de votos, o que também o descredencia para ser o candidato do presidente no maior estado do país.
O que você está lendo é [Bastidores de Brasília: O papel de Guedes na campanha pela reeleição].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments