Rio de Janeiro registra abertura recorde de 72.894 empresas no estado

Rio de Janeiro

A média de tempo de abertura de uma empresa também melhorou em relação à do ano anterior (Imagem: Unsplash/ Davi Costa)

A Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) registrou a abertura de 72.894 💥️empresas no território fluminense, em 2023. O número é recorde histórico nos 208 anos de existência da autarquia, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais.

O resultado revela aumento de 35% em relação ao número de empresas abertas em 2023 (53.883) e de 23% em comparação a 2023 (58.908), ano anterior à pandemia da 💥️covid-19. A maior parte das 72.894 novas empresas é do setor de 💥️serviços, destacando 💥️tecnologia da informação (TI), gastronomia e vestuário para venda no 💥️comércio.

O presidente da Jucerja, Sérgio Romay, disse hoje (4) à 💥️Agência Brasil que o resultado reflete uma soma de fatores. “Depois da pandemia, muita gente perdeu seus 💥️empregos. Alguns decidiram ser empreendedores. O próprio 💥️Estado tem ajudado muito, através da Agência Estadual de Fomento (AgeRio) e alguns empresários optaram por fazer seus 💥️investimentos e partir para uma carreira de empreendedor”.

Ainda de acordo com Romay, outro aspecto que contribuiu para o aumento de novos negócios é que o governo tem recuperado o estado economicamente.

“Com isso, a atração de investimento tem se materializado. Aqui na Jucerja, nós recebemos muitas empresas que saíram do 💥️Rio e estão voltando, porque os índices de criminalidade, de acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), estão caindo; porque a 💥️vacinação no Rio de Janeiro funcionou. É uma série de fatores que tem favorecido a atração de investimento no Rio de Janeiro”, disse.

Para o governador 💥️Cláudio Castro, o recorde “é mais uma prova da retomada do crescimento do estado. O Rio de Janeiro vive um novo momento. A recuperação econômica é hoje uma realidade em todo o território fluminense”.

Sérgio Romay revelou que o número de empresas que fecharam as portas no ano passado chegou a 27.644, se mantendo estável: “o número de empresas que fecharam se manteve no mesmo patamar dos dois últimos anos”. Em 2023, foram extintos 27.367 negócios e em 2023, 27.159.

💥️Agilidade

Sérgio Romay informou que a Jucerja tem aberto empresas no prazo de 40 minutos. “É facilidade total para os empreendedores. Quem dá entrada nos documentos, no dia seguinte já sai com o alvará, com licença ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com a licença da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros, sai com inscrição estadual, Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da 💥️Receita Federal. São facilidades que nós temos dado aos empresários, até por orientação do governador. Ele quer estender o tapete vermelho a todos aqueles que queiram investir no estado do Rio de Janeiro”.

A média de tempo de abertura de uma empresa também melhorou em relação à do ano anterior e segue dentro da meta estabelecida pelo governo fluminense, de até duas horas. Em 2023, a média ficou em 40 minutos, um minuto a menos do que em 2023.

💥️Alvará Automatizado

A Jucerja também fechou o ano de 2023 com mais 15 municípios integrados ao Alvará Automatizado, totalizando 68 cidades com o convênio. A ferramenta ajuda empresários a já sair da junta comercial com todas as licenças, desburocratizando e simplificando os entraves para o empreendedor.

O objetivo da Jucerja é levar o Alvará Automatizado para os 24 💥️municípios fluminenses restantes, de modo a cobrir todas os 92 cidades do estado. Para isso, Romay informou que as prefeituras devem assinar o termo de cooperação com a junta comercial.

O que você está lendo é [Rio de Janeiro registra abertura recorde de 72.894 empresas no estado].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...