Registros imobiliários estarão digitalizados a partir de 15 de fevereiro

Fachada CNJ

Determinação foi feito pelo CNJ em dezembro de 2023. (Imagem: Agência CNJ/Gil Ferreira)

Os 💥️cartórios brasileiros devem se integrar ao Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI) até 15 de fevereiro. A determinação foi feita pelo 💥️Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em dezembro passado. Segundo o órgão, a integração permitirá universalizar as bases de dados dos registros imobiliários, trazendo mais segurança e acessibilidade às informações.

Criado no final de 2023, o SREI oferece à população um ponto único de acesso para solicitar serviços de registro a qualquer cartório do Brasil. O sistema também facilita o compartilhamento de informações entre os cartórios, o Poder Judiciário, a administração pública e o público em geral.

Para a juíza auxiliar da Corregedoria, Maria Paula Cassone Rossi, “a implementação integral do sistema agregará segurança, celeridade e eficiência aos registros imobiliários de todo o país, trazendo benefícios inestimáveis à população”.

O sistema conta com diversos serviços online, como pedido de certidões, visualização eletrônica da matrícula do 💥️imóvel, pesquisa de bens por CPF ou CNPJ, entre outros.

Atualmente, todas as serventias do serviço de registro de imóveis do país contribuem com 0,8% dos seus ganhos brutos para manutenção do SREI.

O que você está lendo é [Registros imobiliários estarão digitalizados a partir de 15 de fevereiro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...