Anvisa decide liberar o uso de autotestes para a detecção da Covid-19 no Brasil

Anvisa

(Imagem: Reuters/Ueslei Marcelino)

A 💥️Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu aprovar a liberação do uso de autotestes no Brasil. O presidente Antonio Barra Torres não participou.

A relatora Cristiane Jourdan, que já havia votado para autorizar a liberação, na discussão do dia 19, apresentou novamente voto favorável. Os outros três diretores acompanharam a relatora e a decisão foi unânime.

Agora passa a ser permitida a venda de autotestes diretamente ao consumidor em farmácias e estabelecimentos de saúde, desde que licenciados para comercializar dispositivos médicos.

A decisão, contudo, não tem efeito prático imediato, porque as empresas habilitadas legalmente que desejarem colocar esses dispositivos à venda terão que registrar o produto primeiro na Anvisa, que destacou que analisará os pedidos com prioridade.

O pedido original para a liberação dos autotestes foi feito no dia 14, quando o ministério argumentou que o procedimento seria uma estratégia complementar ao Plano Nacional de Expansão da Testagem.

A diretoria da agência avaliou no dia 19 que a nota apresentada pela pasta não cumpria os requisitos inerentes a uma política pública.

O cotonete, nesse caso, não precisa ser enfiado até o fundo do nariz para alcançar a nasofaringe, como acontece com o PCR.

O mecanismo já é utilizado nos Estados Unidos e no Reino Unido, por exemplo. O custo, em média de 10 dólares, o torna acessível para compra.

Confira a reunião da Anvisa foi definida a autorização:

O que você está lendo é [Anvisa decide liberar o uso de autotestes para a detecção da Covid-19 no Brasil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...