BCE mantém política monetária apesar de inflação recorde a 5,1%
Mas agentes financeiros e várias autoridades começaram a questionar essa narrativa, especialmente porque o BCE subestimou persistentemente o pico atual da inflação, forçando-o a revisar repetidamente suas previsões.
Os mercados já duvidam das projeções do BCE e estão precificando aumentos de 28 pontos-base nos juros neste ano, com a primeira alta esperada para julho, apesar da insistência do banco de que qualquer movimento em 2022 é muito improvável.
Mas mudar a narrativa sobre a inflação é um exercício complicado e potencialmente arriscado.
Se a presidente do BCE, 💥️Christine Lagarde, admitir que o banco subestimou as pressões sobre os preços, os mercados irão antecipar apostas de aumento dos 💥️juros, elevando os custos de empréstimos para governos e empresas, mesmo que o BCE procure mantê-los perto de mínimas recordes.
Com a decisão desta quinta-feira, a taxa de depósito do BCE permanece em uma mínima recorde de -0,5% e o banco ainda está em curso de eliminar gradualmente seu esquema de compra de títulos de emergência da pandemia de 1,85 trilhão de euros até o final de março.
Nos próximos trimestres, as compras de títulos serão reduzidas em várias etapas, mas ainda estão programadas para serem executadas em período indefinido.
O que você está lendo é [BCE mantém política monetária apesar de inflação recorde a 5,1%].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments