Juros DI mais longos aceleram alta nesta sexta, com precificação de bomba relógio fiscal

Combustíveis

Medidas populistas para reduzir os preços dos combustíveis podem gerar bomba fiscal que vai estourar nos próximos anos. E o mercado já começa a precificar essa conta (Imagem: Reuters/Paulo Whitaker)

Os contratos de 💥️juros futuros intensificaram o viés de alta nesta sexta-feira (4), ao passo que o mercado precifica na curva de juros mais longa 💥️a bomba relógio fiscal desencadeada pela PEC dos combustíveis, que visa reduzir (ou eliminar) a cobrança de impostos.

O 💥️governo Bolsonaro tenta aliviar a pressão inflacionária nos postos de 💥️combustíveis, além dos botijões de gás e contas de 💥️energia elétrica, de olho na popularidade de sua gestão neste 💥️ano eleitoral.

Os preços da gasolina, diesel e do gás 💥️têm pressionado a inflação, em momento em que a 💥️Petrobras (💥️PETR4) busca trabalhar com cotações de mercado.

“As medidas para tentar aliviar os consumidores dos elevados custos dos combustíveis e energia devem aumentar o risco fiscal e as taxas de juros mais longas”, pondera a 💥️MCM Consultores em nota.

Colocando ainda mais lenha na fogueira, o ex-presidente 💥️Luiz Inácio Lula da Silva (💥️PT), pré-candidato ao Planalto, afirmou na quinta-feira (3) que, em um eventual novo governo, 💥️não manterá o preço dos combustíveis vinculado ao dólar, como ocorre atualmente com a política de preços praticada pela Petrobras.

Por volta das 11h30, a taxa do contrato de depósito interfinanceiro (💥️DI) para janeiro de 2023 subia para 11,97%, ganho de 0,63% no ajuste anterior.

O título com vencimento para janeiro de 2025 subia 11,05%, alta de 1,84%.

No mesmo instante, o contrato de juros futuro com vencimento em janeiro de 2027 subia para 11,18%, valorização de 2,15% ante o valor de quinta-feira (3).

O que você está lendo é [Juros DI mais longos aceleram alta nesta sexta, com precificação de bomba relógio fiscal].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...