O que é Terra (LUNA) e por que ela valorizou mais de 20% em um dia?

(Imagem: Medium/David Marcus)

A plataforma de contratos inteligentes 💥️Terra (LUNA), tem seguido um caminho contrário do mercado nos últimos dias.

Enquanto o 💥️Bitcoin(BTC) cai, ou anda de lado, o token de governança LUNA apresenta fortes valorizações.

Segundo Orlando Telles, a valorização do token Luna se deu pelo seu crescimento no ecossistema DeFi, como inclusão de suas 💥️stablecoins, moedas estáveis, em plataformas de empréstimos (lending) além  do crescimento de seu próprio ecossistema. Um exemplo é o crescimento do Anchor Protocol, um protocolo da própria rede que detém 70% do supply do ativo.

“Eu acredito que a grande máquina para esse crescimento é o Anchor Protocol. Hoje ele detém cerca de 70% dos tokens Luna e está oferecendo um APY de 20% ao ano em dólar, algo que atrai bastante investidores.”

Ele diz acreditar que essa estrutura de demanda do UST, atualmente, não é sustentável visto que a razão se dá majoritariamente pelo Anchor Protocol.

Como funciona Terra (LUNA)?

Terra (LUNA) é um protocolo blockchain que usa stablecoins atreladas a moedas fiduciárias para alimentar sistemas de pagamentos globais com preços estáveis.

Conforme está escrito em seu documento oficial (white paper), o blockchain busca combinar a estabilidade de preços e ampla adoção de moedas fiduciárias com a resistência à censura do 💥️Bitcoin (BTC) e oferece liquidações rápidas e acessíveis.

O desenvolvimento começou em janeiro de 2018 e sua rede principal foi lançada oficialmente em abril de 2023.

Em setembro de 2023, começou a oferecer stablecoins atreladas ao dólar americano, won sul-coreano, tugrik mongol e cesta de moedas de direitos de saque especiais do Fundo Monetário Internacional.

O token nativo do Terra, LUNA, é usado para estabilizar o preço das stablecoins do protocolo. Os detentores de LUNA também podem enviar e votar em propostas de governança, dando-lhe a funcionalidade de um token de governança.

Funciona assim: o usuário que deseja emitir a moeda estável atrelada ao dólar da plataforma (UST), precisa “queimar”, ou destruir, a mesma quantidade em LUNA.

O caminho contrário ocorre da mesma forma. O usuário pode destruir uma quantia em UST para receber o valor equivalente no token LUNA.

O mesmo vale para a emissão de outras stablecoins atreladas a moedas fiduciárias.

Esse esquema, segundo analistas, confere uma utilidade ao token LUNA e aumenta sua demanda conforme o uso das stablecoins crescerem pelos ecossistemas DeFi.

Disclaimer

O 💥️Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

O que você está lendo é [O que é Terra (LUNA) e por que ela valorizou mais de 20% em um dia?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...