Ibovespa (IBOV) fecha primeiro dia da semana em queda firme, à espera de Copom e Fed

Desempenho do Ibovespa começa a refletir as expectativas para as decisões de política monetária nesta semana (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O 💥️Ibovespa (💥️IBOV) encerrou em considerável queda nesta segunda-feira (14), abrindo a semana em linha com o tom negativo dos mercados nos 💥️Estados Unidos.

O 💥️índice fechou marcando perdas de 1,6%, a 109.927,62 pontos, sua terceira baixa seguida e o menor patamar de fechamento desde 24 de janeiro. O volume financeiro foi de R$ 24,5 bilhões.

O Nasdaq Composite caiu 2% e o S&P 500 recuou 0,7%, enquanto o Dow Jones fechou estável.

A informação de que a Ucrânia havia iniciado negociações “duras” com a Rússia sobre um cessar-fogo, apesar dos ataques às cidades ucranianas continuarem, animou os mercados na manhã desta segunda-feira, especialmente após os dois países terem adotado tom otimista no domingo sobre as conversas.

O humor, entretanto, virou em Wall Street ao longo da sessão, com venda de ações de crescimento, como de tecnologia, diante da proximidade da esperada primeira alta de juros nos EUA em três anos.

Também corroborou o fato de a quarta rodada de negociações entre Ucrânia e Rússia não apontar avanços.

O 💥️Comitê de Política Monetária (💥️Copom) do 💥️Banco Central do Brasil (💥️BCB) e as autoridades monetárias do 💥️Federal Reserve (💥️Fed), o banco central dos 💥️Estados Unidos, farão reuniões para discutir quais medidas adotarão para conter a escalada da 💥️inflação em seus respectivos países.

Ambas as reuniões, com duração de dois dias, devem sinalizar o tamanho da postura contracionista que os 💥️bancos centrais estão dispostos a adotar para resolver o problema da 💥️pressão inflacionária, que tende a se agravar com os desdobramentos da 💥️guerra na Ucrânia.

A expectativa do mercado é de que o comitê brasileiro aumente em um ponto percentual a 💥️taxa básica de juros, 💥️Selic, que atualmente está em 10,75% ao ano.

Em relação à decisão do Fed, espera-se a primeira elevação do ano dos juros norte-americanos, em 0,25%.

Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil Investimentos, lembra que o tom mais duro dos bancos centrais vem de encontro com o agravamento do efeito inflacionário, que se mostra ainda mais incerto à medida que o conflito entre Rússia e Ucrânia se prolonga.

De acordo com o especialista, a expectativa de uma 💥️redução nos juros ainda em 2022 está ficando cada vez mais “no retrovisor”.

“Dado que toda política de ajuste de juros tem seus reflexos efetivos normalmente após seis meses da mudança de taxas, os bancos centrais vão ter que continuar acelerando as altas até que um cenário de estabilidade econômica se apresente e uma nova política de ‘menos juros’ rumo ao crescimento possa ser adotada”, afirma.

Destaques

& 💥️VALE ON (💥️VALE3) afundou 5,4%, após os contratos de 💥️minério de ferro na China cederem 7%, com elevação de casos de Covid-19 no país alimentando temores sobre as perspectivas de crescimento econômico. Preços dos metais industriais recuaram, enquanto a bolsa de Londres disse que o níquel voltará a ser negociado em 16 de março. Siderúrgicas CSN ON e USIMINAS PNA desvalorizavam-se 5,8% e 5,2%, respectivamente. 💥️GERDAU PN (💥️GGBR4) caiu 4,5%.

& 💥️PETROBRAS PN (💥️PETR4) mostrou decréscimo de 1,9% e ON (💥️PETR3) cedeu 1,3%, diante de queda de 5,1% nos preços do 💥️petróleo Brent, em meio a negociações entre Ucrânia e Rússia e temor com restrições na China, a maior importadora da commodity do mundo. 💥️PETRORIO ON (💥️PRIO3) caiu 5,4%, enquanto 💥️3R PETROLEUM ON (💥️RRRP3) diminuiu 2,7%.

& 💥️SANTANDER BRASIL UNIT (💥️SANB11) disparou 4,4%, 💥️ITAÚ UNIBANCO PN (💥️ITUB4) subiu 1,4%, 💥️BRADESCO PN (💥️BBDC4) teve alta de 0,7% e 💥️BANCO DO BRASIL ON (💥️BBAS3) cresceu 0,6%, em semana de decisão de política monetária no Brasil e em meio à rotação para ações de valor nos EUA. O Brasil parece ter voltado ao radar do investidor europeu e o setor financeiro oferece bons nomes, com foco maior nos grandes bancos, diz o Itaú BBA em relatório publicado nesta segunda-feira, sobre encontros de seus analistas com representante de fundos no continente.

& 💥️MAGAZINE LUIZA ON (💥️MGLU3) perdeu 6,3%, sua terceira baixa seguida, antes de anúncio de resultados do quarto trimestre, esperado para após o fechamento do mercado nesta segunda-feira.

& 💥️JHSF ON (💥️JHSF3) saltou 6,2%, maior alta desde dezembro, após o Bradesco BBI retomar a cobertura do papel com recomendação “outperform:” e preço-alvo de 10 reais — ação fechou a 5,11 reais nesta segunda-feira.

& 💥️GOL PN (💥️GOLL4) apontou decréscimo de 2,5%, após divulgar um prejuízo líquido maior do que o esperado para o quarto trimestre, além de reduzir projeções financeiras relevantes para este ano devido aos custos mais altos de combustível de aviação. A empresa retomará voos para EUA em maio e apontou elevação de yields e demanda por viagens corporativas. 💥️AZUL PN (💥️AZUL4) caiu 0,4%.

Com Reuters

O que você está lendo é [Ibovespa (IBOV) fecha primeiro dia da semana em queda firme, à espera de Copom e Fed].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...