Colheita avança para cerca de 70% da soja do Brasil; chuvas favorecem milho

Soja

Na última semana, os produtores brasileiros colheram o equivalente a quase 3 milhões de hectares de soja (Imagem: REUTERS/Enrique Marcarian)

A colheita de 💥️soja da safra 2023/22 avançou a cerca de 70% de toda área brasileira, ainda à frente da média histórica para esta época, apesar de chuvas que atingiram importantes Estados, disseram consultorias agrícolas nesta segunda-feira.

Na última semana, as precipitações atrapalharam os trabalhos no Nordeste e também no Sul do Brasil, mas são avaliadas como favoráveis para o desenvolvimento da segunda safra de milho. O 💥️clima mais úmido deve se manter em Estados sulistas nesta semana.

Apesar do avanço, os trabalhos de campo no 💥️Brasil perderam ritmo na última semana, com Estados do centro do país mais perto da conclusão da colheita e excesso de chuvas ao norte, impossibilitando o “progresso pleno”, disse o diretor da consultoria 💥️Pátria AgroNegócios, Matheus Pereira.

Conforme o analista, o Brasil colheu já 71,68% de toda área de soja já colhida, contra 57,10% no ano passado e 66,21% na média dos últimos cinco anos.

Ele disse ainda que sua estimativa de produção do Brasil, após a seca no final do ano passado e início deste, no Sul, segue em torno de 122 milhões de toneladas, com a consultoria considerando a pior quebra da história do país.

Na última semana, os produtores brasileiros colheram o equivalente a quase 3 milhões de hectares de soja.

“Os resultados apresentam muita variabilidade, com produtividades dentro do 💥️Mato Grosso, 💥️Goiás e 💥️Tocantins trazendo números decepcionantes em relação às expectativas iniciais”, disse a Pátria AgroNegócios.

O 💥️Rio Grande do Sul ainda está na fase inicial dos trabalhos, tendo atingido 9% da área, enquanto a 💥️Bahia colheu 45,5% da área. 💥️Piauí superou 40%, enquanto a colheita no 💥️Maranhão atingiu quase 50% das lavouras.

De acordo com outra consultoria, a AgRural, o destaque negativo para a colheita de soja na última semana foi o Paraná, “onde a colheita perdeu ritmo devido às chuvas constantes”.

“Há queixas de umidade dos grãos acima do normal em parte do Estado, mas ainda não se fala em problemas de qualidade”, disse a AgRural, que ainda vê o ritmo de colheita do país acima da média histórica para o período.

Até a última quinta-feira, a colheita havia atingido 69% da área brasileira, segundo a AgRural.

Mlho

De acordo com a AgRural, o plantio da segunda safra de 💥️milho chegou a 98% da área estimada para o centro-sul do país, ante 94% na semana precedente e 90% um ano atrás.

“Chuvas muito bem-vindas foram registradas no 💥️Paraná, em Mato Grosso do Sul e São Paulo e, de um modo geral, a safra se desenvolve bem em toda a região”, afirmou.

A previsão é de chuvas generalizadas no Rio Grande do Sul mais para o final da semana, com áreas do Paraná, Santa Catarina e sul de Mato Grosso do Sul também sendo atingidas por bons volumes, segundo a Rural Clima.

“Com isso as condições melhoraram para o desenvolvimento das lavouras, quando comparado a janeiro e fevereiro… A tendência é esta para o mês de abril… as condições melhoraram bastante para o desenvolvimento das lavoura de milho safrinha (no centro-sul)…”, disse o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, da Rural Clima.

Ele comentou que a umidade traz boa perspectiva para o plantio do trigo no Sul do Brasil.

💥️(Atualizada às 11:53)

O que você está lendo é [Colheita avança para cerca de 70% da soja do Brasil; chuvas favorecem milho].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...