Ucrânia: Perdas no terreno forçam russos a recuar, mas bombardeios continuam

Zhytomyr, na Ucrânia

A Rússia disse que reduziria as operações perto de Kiev e da cidade de Chernihiv (Imagem: Ucrânia/Divulgação via REUTERS)

Forças russas bombardearam uma cidade sitiada no norte da 💥️Ucrânia nesta quarta-feira, um dia depois de prometerem reduzir as operações na região, enquanto Kiev e seus aliados ocidentais classificaram um recuo perto da capital como uma manobra para reagrupar tropas invasoras após perdas pesadas.

Quase cinco semanas depois de uma invasão na qual não conseguiu capturar nenhuma das principais cidades, a 💥️Rússia disse que reduziria as operações perto de Kiev e da cidade de Chernihiv, no norte, “para aumentar a confiança mútua” nas negociações de paz.

Mas o prefeito de Chernihiv, Vladyslav Astroshenko, disse que o bombardeio russo só se intensificou nas últimas 24 horas, com mais de 100.000 pessoas retidas na cidade com comida e suprimentos médicos suficientes para durar cerca de mais uma semana.

“Esta é mais uma confirmação de que a Rússia sempre mente”, declarou ele em entrevista à CNN. “Eles na verdade aumentaram a intensidade dos ataques”, com “um colossal ataque de morteiro no centro de Chernihiv” na quarta-feira, ferindo 25 civis. A Reuters não pôde verificar imediatamente a situação lá.

Em um discurso durante a noite, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, deixou claro que não acatou nada do que Moscou disse pelo valor nominal.

“Os ucranianos não são pessoas ingênuas”, disse. “Os ucranianos já aprenderam durante esses 34 dias de invasão e nos últimos oito anos de guerra em Donbass que a única coisa em que podem confiar é um resultado concreto.”

O assessor de Zelenskiy, Oleksiy Arestovych, disse que Moscou está deslocando algumas forças do norte da Ucrânia para o leste, onde tenta cercar a principal força ucraniana de lá. Alguns russos ficariam perto de Kiev para amarrar as forças ucranianas, segundo ele.

As forças russas também atingiram instalações industriais no oeste da Ucrânia em três ataques durante a noite, disse um governador regional.

Na última semana, as forças ucranianas obtiveram ganhos substanciais, recapturando cidades e vilarejos nos arredores de Kiev, quebrando o cerco da cidade oriental de Sumy e repelindo as forças russas no sudoeste.

O Pentágono disse que a Rússia começou a afastar um número muito pequeno de tropas das posições ao redor de Kiev, descrevendo a medida mais como um reposicionamento do que uma retirada.

“Todos nós devemos estar preparados para assistir a uma grande ofensiva contra outras áreas da Ucrânia”, afirmou o porta-voz John Kirby em entrevista coletiva. “Isso não significa que a ameaça a Kiev acabou.”

O Ministério da Defesa do Reino Unido disse que Moscou está sendo forçada a retirar tropas das proximidades de Kiev para Rússia e Belarus, para reabastecer e se reorganizar depois de sofrer perdas pesadas. A Rússia provavelmente compensará sua capacidade reduzida de manobra terrestre por meio de artilharia em massa e ataques com mísseis, acrescentou.

A Rússia diz que está realizando uma “operação especial” para desarmar e “desnazificar” sua vizinha. Países ocidentais dizem que Moscou lançou uma invasão não provocada, que incluiu um ataque em grande escala à capital que foi repelido pela feroz defesa ucraniana.

Moscou disse nos últimos dias que seu foco principal agora está no sudeste da Ucrânia, na região de Donbas, onde está tentando capturar mais território para entregar aos separatistas que apoia desde 2014.

A área inclui Mariupol, cidade com 400.000 habitantes que foi devastada após um mês de cerco russo, e onde as Nações Unidas acreditam que milhares de pessoas podem ter morrido.

Nesta quarta-feira, as forças russas bombardearam quase todas as cidades ao longo da linha de frente que separa o território controlado pelo governo ucraniano de áreas controladas pelos separatistas na região, disse o governador de Donetsk, e intensos combates foram relatados em Mariupol.

O que você está lendo é [Ucrânia: Perdas no terreno forçam russos a recuar, mas bombardeios continuam].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...