Renda variável: Veja os melhores investimentos no exterior, segundo os gestores
Estratégia: investir no exterior oferecem boas oportunidades de ganho, mesmo com incertezas globais (Imagem: Pixabay/ StarFlames)
Guerra entre Ucrânia e Rússia, 💥️ciclo de alta de commodities, 💥️inflação em alta, 💥️aperto monetário nos Estados Unidos e Europa, 💥️maiores gastos fiscais e 💥️subsídios na Europa para a população conviver com o menor poder aquisitivo. Esse cenário cria desafios e oportunidades para💥️ fundos que investem em 💥️ativos no exterior.
Essas foram algumas das principais mensagens do painel de fundos com foco internacional, da 💥️Semana de Fundos Vitreo, nesta sexta-feira (01/04). O debate, com mediação de Laís Costa, analista da 💥️Empiricus, contou com a participação de Norman Khan, da gestora 💥️O3; Gabriel Raoni, da 💥️IP, e Flora Meirelles, da💥️ Pimco.
As estratégias para obter retornos tem sido garimpar ações de empresas que tenham poder de repasse de preços ou sejam mais resilientes no cenário de incertezas, acompanhar oportunidades ligadas à economia da China e acompanhar emissões de setores que combinem solidez e lucros, como o financeiro, que depois da crise do subprime de 2008 reforçou sua estrutura de capital.
Investimentos no exterior em tempos de incerteza
O cenário macroeconômico internacional inspira cautela, segundo os gestores. A principal razão é a incerteza em relação à postura do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos em relação ao tamanho e à duração do aperto monetário na maior economia mundial, cuja inflação anualizada em 12 meses está em 7,6%, com a maior pressão de preços de energia sobre o bolso dos consumidores em 40 anos.
A guerra entre Ucrânia e Rússia trouxe ainda mais incertezas por pressionar preços de alimentos, já que os dois países são grandes exportadores de grãos.
“O Fed vive o dilema de qual será o aperto monetário mais suave para provocar uma aterrissagem suave e não uma recessão na economia”, afirmou Flora Meirelles, da Pimco.
No cenário de referência da gestora global, trabalha-se com a hipótese de que o Fed conseguirá evitar inércia inflacionária e descontrole de preços sem grandes impactos ao crescimento dos Estados Unidos, mas ela ressalta que o risco de um cenário alternativo não é desprezível. “Estamos cautelosos, não sabemos se a curva de juros futura sofrerá uma inclinação ou uma inflexão ainda”, observou.
Norman Khan, da O3, destacou que a inflação nos Estados Unidos deve se situar entre 4% a 4,5% neste ano, com os juros podendo superar 3%. “A Bolsa dos Estados Unidos está andando bem e se recuperou muito bem nos últimos 30 dias, o que pode indicar um Fed mais livre para atuar no aperto monetário porque o mercado está reagindo bem às incertezas.”
Sob esse panorama de incertezas macroeconômicas, Gabriel Raoni, da IP, aponta que a gestora tem buscado aplicar em…
…Clique aqui para ler a matéria completa.
O que você está lendo é [Renda variável: Veja os melhores investimentos no exterior, segundo os gestores].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments