Críticas ruins sobre uma marca podem melhorar seu desempenho, aponta estudo

marcas

As críticas feitas a uma marca podem, ao contrário do que se pressupõe, alavancar seus resultados, segundo estudo (Imagem: Unsplash/Windows)

As avaliações no 💥️Reclame Aqui, em redes sociais e até mesmo nos próprios sites das 💥️marcas são uma preocupação, porém, e se as críticas ruins não necessariamente significarem impacto negativo?

Segundo um estudo revisado por pares e publicado no 💥️Journal of Marketing, as 💥️críticas ruins podem não se traduzir em impactos negativos para uma 💥️empresa. Aliás, é possível que as críticas levem ao aumento de 💥️compras.

“Quando comentários negativos vêm de uma fonte socialmente distante, uma crítica negativa, na verdade, aumenta as intenções de compra”, explica a Dra. Lisa Cavanaugh, professora associada da University of British Columbia Sauder School of Business

O que o estudo diz?

Em síntese, o 💥️estudo diz que avaliações negativas online podem não ser tão prejudiciais para marcas, especialmente quando essas avaliações são feitas por pessoas socialmente distantes do contexto.

Ou seja, se a crítica é feita por um consumidor que não é o público-alvo, não consome constantemente aquele produto ou serviço e está distante dele, a tendência é que a crítica não gere impactos negativos significativos.

Ainda segundo o estudo, isso ocorre porque uma avaliação negativa sobre uma 💥️marca relevante que tem engajamento com seu público pode representar uma ameaça à identidade de um cliente, o levando a fortalecer seu relacionamento com a marca.

Isso porque se uma pessoa avalia uma 💥️marca sem ser realmente consumidora e parte público-alvo dela, quem é tem o impulso de “proteger” a marca com a qual se identifica.

Os autores do estudo explicam que ler avaliações negativas “pode representar uma ameaça à identidade de um cliente, levando-o a fortalecer seu relacionamento com a marca relevante para a identidade”.

Como avaliações ruins podem alavancar uma marca?

Ao considerar que o estudo aponta que as críticas ruins podem funcionar a favor das empresas quando elas se tornam relevantes e consolidam um público que se identifica com as mesmas, este é o caminho para manter o crescimento do negócio, mesmo em meio à possíveis críticas negativas.

“Quando os consumidores se identificam pessoalmente com uma 💥️marca, eles enxergam facetas de si mesmos nessa marca. Quando um avaliador deixa um comentário depreciativo sobre uma 💥️marca relevante para a identidade, os consumidores se sentem obrigados a proteger a marca e, por extensão, a si mesmos.”, afirma Cavanaugh.

* Com informações da Fast Company💥️ 

O que você está lendo é [Críticas ruins sobre uma marca podem melhorar seu desempenho, aponta estudo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...