FMI: guerra na Ucrânia prejudica crescimento e ameaça fragmentar economia global
Georgieva não forneceu um número específico para o crescimento global, mas disse anteriormente que seria inferior aos 4,4% que o FMI previu em janeiro, um número já reduzido em meio ponto percentual devido a interrupções persistentes na cadeia de suprimentos causadas pela pandemia.
“Desde então, a perspectiva se deteriorou substancialmente, em grande parte por causa da guerra e suas repercussões”, disse ela. “Inflação, aperto financeiro e lockdowns frequentes e abrangentes na 💥️China -causando novos gargalos nas cadeias de abastecimento globais & também estão pesando na atividade.”
💥️Ameaça de fragmentação
Georgieva também alertou para uma nova complicação importante, a fragmentação da economia global em blocos geopolíticos, com diferentes padrões de comércio e tecnologia, sistemas de pagamento e moedas de reserva.
Georgieva disse que essa fragmentação é a maior ameaça à ordem econômica pós-Segunda Guerra Mundial.
“Tal mudança tectônica incorreria em custos de ajuste dolorosos. Cadeias de suprimentos, pesquisa e desenvolvimento e redes de produção seriam quebradas e precisariam ser reconstruídas”, disse ela. “Países pobres e pessoas pobres sofrerão o maior impacto desses deslocamentos.”
A mudança já está prejudicando a capacidade do mundo de trabalhar em conjunto para resolver a guerra na Ucrânia e as crises da 💥️Covid-19, e ameaça inviabilizar a cooperação sobre mudanças climáticas e outros desafios, disse ela.
Georgieva disse que a insegurança alimentar é uma “grave preocupação” por causa da interrupção no fornecimento de grãos e fertilizantes da Ucrânia, Rússia e Belarus, pressionando os países mais fracos. Sem ação em um plano multilateral para reforçar o abastecimento de alimentos, muitos países enfrentarão mais fome, pobreza e inquietação social.
O que você está lendo é [FMI: guerra na Ucrânia prejudica crescimento e ameaça fragmentar economia global].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments