Com Petrobras, Equinor anuncia produção em poços com tecnologia de recuperação
Roncador é o quinto maior ativo produtor de petróleo do Brasil e é operado pela Petrobras (PETR4) (Imagem: REUTERS/Bruno Domingos)
A 💥️Petrobras (💥️PETR4) e a norueguesa Equinor iniciaram a produção dos dois primeiros poços do projeto de aumento de recuperação de 💥️petróleo (IOR, na sigla em inglês) no campo de Roncador, que prevê obtenção de milhões de barris adicionais.
“Esse marco demonstra a capacidade da parceria de aumentar a produção e o valor por meio da tecnologia. Continuaremos combinando nossas capacidades para melhorar a recuperação de Roncador e extrair mais valor do campo”, afirmou a chefe da Equinor no Brasil, Veronica Coelho.
Roncador é o quinto maior ativo produtor de petróleo do Brasil, segundo a companhia norueguesa. Situado na Bacia de Campos e em produção desde 1999, é operado pela Petrobras (com 75% de participação), enquanto a Equinor tem fatia de 25% após entrar no projeto em 2018 como parceira estratégica.
Os dois poços em operação são os primeiros de uma série que usarão a tecnologia IOR.
“O start-up está quase cinco meses antes do previsto e pela metade do custo planejado. Os poços adicionam cerca de 20.000 barris de óleo equivalente por dia a Roncador, elevando a produção diária para aproximadamente 150.000 barris e reduzindo a intensidade de carbono (emissões por barril produzido) do campo”, destacou a companhia.
💥️Parceria para projeto
Por meio deste primeiro projeto de IOR, a parceria perfurará 18 poços, que deverão fornecer recursos recuperáveis adicionais de 160 milhões de barris.
As melhorias no projeto do poço e a experiência 💥️tecnológica combinada dos parceiros são os principais impulsionadores da redução de 50% nos custos nos seis primeiros poços, incluindo os dois em produção, segundo a Equinor.
“A Petrobras aproveitará sua experiência como uma das maiores operadoras de águas profundas e desenvolvedores do pré-sal do mundo e a Equinor aproveitará sua tecnologia, conhecimento e décadas de experiência em IOR na plataforma continental norueguesa”, disse a executiva da empresa.
Além dos 18 poços IOR planejados, as petroleiras acreditam que podem melhorar ainda mais a recuperação dos ativos, aumentando os recursos recuperáveis em um total de 1 bilhão de barris de óleo equivalente.
O campo possui mais de 10 bilhões de barris de óleo equivalente “in place”, sob licença com duração até 2052.
O acordo entre as duas empresas também inclui um programa de eficiência energética e redução de emissões de CO2 para Roncador.
💥️Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!
O que você está lendo é [Com Petrobras, Equinor anuncia produção em poços com tecnologia de recuperação].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments