Copom estará pronto para ajustar aperto monetário caso choque inflacionário exija, diz Campos Neto

Copom

“O 💥️Copom ressalta que seus futuros passos de política monetário poderão ser ajustados para garantir a convergência da inflação para suas metas ” disse o presidente do Banco Centra, Roberto Campos Neto (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O presidente do 💥️Banco Central, 💥️Roberto Campos Neto, afirmou que o 💥️Comitê de Política Monetária (💥️Copom) estará pronto para ajustar o tamanho de seu ciclo de aperto no caso de choques inflacionários maiores ou mais persistentes do que o esperado.

Em apresentação em reuniões com investidores organizadas pelo Bank of America e pela XP Investimentos, Campos Neto disse que o Copom “avalia que o momento exige serenidade para avaliar o tamanho e a duração dos choques atuais”, e que “persistirá em sua estratégia até que o processo de 💥️desinflação e a ancoragem das expectativas em torno de suas metas se consolide”.

Ele, que está em Washington para reuniões do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, também repetiu previsões anteriores de que o Banco Central elevará a taxa Selic em 1 ponto percentual em sua próxima reunião, ante patamar atual de 11,75%.

“O Copom ressalta que seus futuros passos de política monetário poderão ser ajustados para garantir a convergência da 💥️inflação para suas metas e dependerá da evolução da atividade econômica, no balanço de riscos e nas expectativas e projeções de inflação para o horizonte relevante à política monetária”, afirmou.

Campos Neto já havia indicado recentemente que o BC estaria aberto a analisar seu cenário de política monetária, depois que a divulgação da maior alta do IPCA para março em 28 anos turbinou apostas no mercado de que o ciclo de aperto iniciado em 2023 não será encerrado em maio próximo, como o presidente da autarquia chegou a indicar no final do mês passado.

Na apresentação divulgada pelo BC, Campos Neto disse que o choque de oferta do conflito na Ucrânia tem potencial de exacerbar as pressões inflacionárias tanto em países emergentes quanto desenvolvidos, e afirmou que o impacto de curto prazo da crise energética decorrente da guerra envolve desafios elevados para transição a uma economia verde.

💥️Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no 💥️Minuto Money Times, o 💥️Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. 💥️Clique aqui e siga agora nosso perfil!

O que você está lendo é [Copom estará pronto para ajustar aperto monetário caso choque inflacionário exija, diz Campos Neto].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...