Ibovespa (IBOV) recua 10% em abril; saiba o que o investidor deve esperar para maio
O Ibovespa pode cair ainda mais em maio, descubra o que o analista da Mirae Asset diz sobre o índice (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)
O 💥️Ibovespa (💥️IBOV) recuou 10,1% em abril e terminou o mês cotado a 107.876 pontos, ante os 119.999 pontos registrados no fechamento de 31 de março. A desvalorização representa o maior recuo em um mês desde março de 2023, quando o índice perdeu 29,9%.
“Esse mês foi melhor para commodities. Os ativos de crescimento e de consumo doméstico acompanharam declarações de membros do 💥️Fed (Federal Reserve, banco central norte-americano) sobre aperto monetário e ainda teve saída de fluxo estrangeiro da bolsa”, diz Rodrigo Crespi, da Guide Investimentos.
Mas, afinal, o que o investidor deve fazer em maio? Para Pedro Galdi, analista da Mirae Asset, o que está ruim pode ficar pior por três motivos.
“Maio vai ser um mês muito complicado. Na próxima semana, já teremos 💥️alta dos juros pelo Fed, banco central dos EUA. Aqui no Brasil, a 💥️Selic também vai subir, o que não é muito bom para o investidor da renda variável”, comenta.
Ele afirma que a alta dos juros pode atrapalhar empresas do varejo, como o 💥️Magazine Luiza (💥️MGLU3), que precisam liberar crédito para os consumidores. Com o juros nas alturas, o custo do crédito sobe, o que, segundo Galdi, atrapalha as vendas dessas empresas.
Cenário global não vai ajudar o Ibovespa
O segundo fator para o investidor fugir do Ibovespa em maio é o cenário global nada animador. A continuidade da 💥️guerra entre Rússia e Ucrânia pode gerar mais 💥️sanções econômicas e impactar diretamente a economia brasileira, o que pode respingar nos ativos de risco.
“Além da guerra, a 💥️nova onda de Covid-19 na China causa paralisação na produção do país, podendo gerar escassez global nos produtos feitos pela nação asiática, o que tende a gerar uma alta dos preços desse itens, 💥️disparando ainda mais a inflação“, alerta.
Por fim, ele comenta que o mês de maio já não tem uma boa fama para o Ibovespa. É o famoso período de “venda em maio e vá embora”. Galdi estima que isso deve acontecer novamente.
“Todos esses fatores, como a alta dos juros, guerra na Ucrânia e Covid-19 na China, devem exacerbar ainda mais a má fama de maio. Por isso, a gente continua com essa visão negativa, 💥️venda e vá embora“, conclui o especialista da Mirae.
✅💥️Disclaimer
✅O 💥️Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.
✅💥️Receba as newsletters do Money Times!
✅Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O 💥️Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. 💥️Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!
(Com Reuters)
O que você está lendo é [Ibovespa (IBOV) recua 10% em abril; saiba o que o investidor deve esperar para maio].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments