Ucrânia obriga tropas russas a recuar em contraofensiva perto de Kharkiv

Ucrânia

Uma vitória russa na região de Donbass, no leste do país, talvez não encerre a guerra, disse (Imagem: REUTERS/Vitalii Hnidyi)

A 💥️Ucrânia afirmou nesta terça-feira que suas forças haviam recuperado vilas que estavam sob controle de tropas russas ao norte e nordeste de Kharkiv, avançando em uma contraofensiva que pode sinalizar uma mudança no pêndulo da guerra e prejudicar o principal avanço da 💥️Rússia.

Tetiana Apatchenko, assessora de imprensa da 92ª Brigada Separada Mecanizada, principal força ucraniana na região, confirmou que as tropas ucranianas haviam recuperado os assentamentos de Cherkaski Tyshky, Ruski Tyshki, Borshchova e Slobozhanske nos últimos dias, em um bolsão ao norte de Kharkiv.

O assessor do Ministério da Defesa Yuriy Sais disse que essas vitórias estão empurrando as forças russas para fora do raio do alcance de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia e que fica localizada no nordeste do país, que tem sido alvo de incessantes bombardeios desde o começo da 💥️guerra.

“As operações militares das Forças Armadas da Ucrânia na região de Kharkiv, especialmente ao norte e nordeste de Kharkiv, são como uma história de sucesso”, disse Saks à Reuters. “O Exército ucraniano conseguiu empurrar esses criminosos de guerra para uma linha além do alcance da sua artilharia”.

Em Washington, a diretora de Inteligência Nacional dos 💥️EUA, Avril Haines, afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, parecia estar se preparando para um longo conflito.

Uma vitória russa na região de Donbass, no leste do país, talvez não encerre a guerra, disse.

O chefe da Agência de Inteligência de Defesa dos EUA disse que a guerra estava em um impasse.

Mas o contra-ataque perto de Kharkiv pode sinalizar uma nova fase, com a Ucrânia agora adotando uma postura ofensiva após semanas em que a Rússia conduziu um ataque de grande escala, mas sem conseguir um avanço significativo.

Ao empurrar as forças russas que haviam ocupado os arredores de Kharkiv desde o começo da invasão para trás, os ucranianos estão se aproximando da distância necessária para atingir linhas de abastecimento na retaguarda que estão sustentando a principal força de ataque da Rússia na região mais ao sul.

Desafios

Desde que a Rússia foi forçada a abandonar um ataque à capital ucraniana, Kiev, no fim de março, suas principais forças estão tentando cercar tropas ucranianas em Donbass, usando a cidade de Izyum, ao sul de Kharkiv, como base.

Tropas ucranianas até agora têm resistido contra ataques que chegam de três direções.

Mas ao reagir perto de Kharkiv, a Ucrânia agora pode forçar Moscou a tentar defender suas longas linhas de abastecimento para Izyum.

Analistas militares ocidentais dizem que houve sinais de que o contra-ataque já estava prejudicando o avanço da Rússia.

No sul, forças russas voltaram a atacar a siderúrgica de Azovstal em Mariupol na terça-feira, tentando tomar o último bastião de resistência ucraniana na cidade onde a Ucrânia diz que dezenas de milhares de pessoas morreram durante os dois meses de sítio e bombardeio pelos russos.

A quantidade de ucranianos que fugiram do país desde a invasão da Rússia em 24 de fevereiro estava se aproximando de 6 milhões, segundo a 💥️ONU, que diz que é a crise de refugiados que cresce mais rapidamente desde a Segunda Guerra Mundial.

💥️Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

O que você está lendo é [Ucrânia obriga tropas russas a recuar em contraofensiva perto de Kharkiv].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...