Ucrânia declara conquistas no campo de batalha no nordeste e russos recuam
O Ministério da Defesa da Ucrânia disse na segunda-feira que o 227º Batalhão da 127ª Brigada das Forças de Defesa Territoriais da Ucrânia chegou à fronteira com a Rússia (Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)
Tropas ucranianas obtiveram ganhos em contra-ataque às forças russas no nordeste do país e as expulsaram da cidade de Kharkiv, avançando até a fronteira com a 💥️Rússia, disseram autoridades ucranianas nesta segunda-feira.
Os movimentos, se confirmados, sinalizarão uma nova mudança de impulso em favor das forças ucranianas quase três meses depois do início de um conflito que começou quando a Rússia enviou dezenas de milhares de soldados pela fronteira com a 💥️Ucrânia em 24 de fevereiro.
Enquanto isso, Moscou alertou sobre “consequências de longo alcance” se a Finlândia e a Suécia seguirem em frente com os planos de ingressar na aliança militar ocidental 💥️Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) & uma alteração na política de neutralidade de longa data dos países nórdicos provocada pela preocupação com as ambições mais amplas do presidente russo, 💥️Vladimir Putin.
Combates foram relatados perto de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, na segunda-feira, no que o assessor do Ministério do Interior, Vadym Denisenko, disse ser “nossa contra-ofensiva”.
“Isso não pode mais ser interrompido… Graças a isso, podemos ir para a retaguarda do grupo de forças russas”, disse ele.
Kharkiv, situada a cerca de 50 km da fronteira com a Rússia, sofreu semanas de bombardeios pesados da artilharia russa. A rota dos russos a partir de lá ocorre após o fracasso em capturar a capital Kiev nos estágios iniciais da guerra.
No entanto, milhares de pessoas, incluindo muitos civis, foram mortas em todo o país; cidades foram devastadas em ruínas e mais de 6 milhões de pessoas fugiram de suas casas para buscar refúgio em Estados vizinhos em cenas não vistas na Europa desde as guerras dos Bálcãs da década de 1990. A Rússia nega atacar civis.
O Ministério da Defesa da Ucrânia disse na segunda-feira que o 227º Batalhão da 127ª Brigada das Forças de Defesa Territoriais da Ucrânia chegou à fronteira com a Rússia.
“Juntos para a vitória!” disse.
O governador da região de Kharkiv, Oleh Sinegubov, afirmou que as tropas restauraram uma placa na fronteira.
“Agradecemos a todos que, arriscando suas vidas, libertam a Ucrânia dos invasores russos”, disse Sinegubov.
A Reuters não pôde verificar imediatamente o relato do campo de batalha da Ucrânia e não ficou claro quantos soldados chegaram à fronteira russa ou onde.
Se confirmado, isso sugeriria que uma contra-ofensiva ucraniana está tendo sucesso crescente em repelir as forças russas no nordeste, depois que agências militares ocidentais disseram que a ofensiva de Moscou em duas províncias do leste conhecidas como Donbas estava parada.
No entanto, o governador da região de Luhansk em Donbas, Serhiy Gaidai, disse que a situação “continua difícil”, com as forças russas tentando capturar a cidade de Sieverodonetsk.
Segundo ele, os líderes da República Popular de Luhansk, o território em Luhansk controlado por separatistas apoiados pela Rússia, declararam uma mobilização geral, acrescentando que era “ou lutar ou levar um tiro, não há outra escolha”.
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse no domingo que a Ucrânia pode vencer a guerra, um resultado que poucos analistas militares previram quando a Rússia invadiu a Ucrânia.
💥️✅Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.
✅💥️Receba as newsletters do Money Times!
✅💥️Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. 💥️Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!
O que você está lendo é [Ucrânia declara conquistas no campo de batalha no nordeste e russos recuam].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments