Presidente argentino apoia aumento da taxa sobre grãos, mas precisa do Congresso
Em março, o governo anunciou um aumento de 31% para 33% no imposto de exportação de farelo de soja e óleo de soja e a criação de um Fundo Estabilizador de Trigo (Imagem: REUTERS/Jorge Adorno)
O presidente argentino, 💥️Alberto Fernández, disse nesta sexta-feira que as tarifas sobre as 💥️exportações de 💥️grãos são uma forma de evitar que o aumento dos preços internacionais seja transferido para os valores internos, mas esclareceu que carece de apoio da oposição para aprovar mudanças no 💥️Congresso.
As tarifas sobre exportações são uma ferramenta do 💥️governo para tentar conter a 💥️inflação dos preços, numa 💥️economia que caminha para alta do indicador de 60% em 2022, segundo estimativas privadas.
“Temos que fazer algo para tentar dissociar os preços domésticos dos preços internacionais. O modo de fazer isso é por meio das retenções (tarifas sobre as exportações)”, disse Fernandez em comunicado à Rádio Con Vos.
“Agora as retenções são uma questão legislativa e preciso que o Congresso entenda o problema e acompanhe uma decisão dessa natureza quando o caso surgir”, explicou.
Mas ele acrescentou que provavelmente não tem o apoio da oposição para um aumento das alíquotas.
Em março, o governo anunciou um aumento de 31% para 33% no imposto de exportação de farelo de 💥️soja e óleo de soja e a criação de um Fundo Estabilizador de 💥️Trigo.
Um porta-voz do 💥️Ministério da Agricultura disse à 💥️Reuters que não há nenhum projeto no governo para aumentar as tarifas sobre as exportações.
Os impostos sobre os embarques de produtos agrícolas e agroindustriais são uma fonte de recursos muito importante para o governo argentino. A 💥️Argentina também tributa os embarques de trigo e 💥️milho, em 12%.
A Argentina é o segundo maior exportador mundial de milho e um importante fornecedor internacional de trigo.
💥️✅Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.
💥️✅Receba as newsletters do Money Times!
✅💥️Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. 💥️Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!
O que você está lendo é [Presidente argentino apoia aumento da taxa sobre grãos, mas precisa do Congresso].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments