Aporte da Eletrobras (ELET3) pode amenizar reajustes tarifário em até 3 pontos
A consultoria PSR prevê que a injeção de recursos poderia reduzir em cerca de 2,5 pontos percentuais o reajuste nominal médio para o consumidor residencial (Imagem: Divulgação/Eletrobras)
A destinação de 5 bilhões de reais da privatização da 💥️Eletrobras (💥️ELET3) para um fundo setorial pode reduzir a alta das tarifas de 💥️energia elétrica neste ano em até três pontos percentuais para o consumidor residencial, mas o reajuste médio ainda deve ser elevado, na casa de dois dígitos, apontam cálculos de especialistas.
O aporte de recursos da Eletrobras para modicidade tarifária é incerto, uma vez que depende da conclusão da oferta de capitalização, mas passou a ser considerado mais concretamente pelo governo e pela 💥️Agência Nacional de Energia Elétrica após o aval dado à oferta da Eletrobras pelo 💥️Tribunal de Contas da União.
Na terça-feira, a Aneel decidiu postergar o reajuste tarifário da Cemig, que detém uma das maiores distribuidoras do país, por entender que o aporte da Eletrobras à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) pode ocorrer até julho, conforme apontado pelo governo ao regulador.
A consultoria PSR prevê que a injeção de recursos poderia reduzir em cerca de 2,5 pontos percentuais o reajuste nominal médio para o consumidor residencial, estimado em 20,6% para 2022.
Já a TR Soluções, empresa de tecnologia especializada em tarifas, calcula um alívio de cerca de 3 pontos com o aporte, frente ao reajuste de 11,9%, em média, projetado para a classe residencial neste ano.
As projeções da PSR e TR têm algumas diferenças nas premissas, mas de modo geral, apontam para uma pressão tarifária devido à 💥️inflação, ao aumento de mais de 30% do orçamento da CDE principal encargo do setor elétrico e a custos incorridos pela situação de escassez hídrica no ano passado.
Vários reajustes anuais já aprovados pela Aneel para distribuidoras neste ano superam os 20%, o que provocou forte reação do 💥️Congresso.
Parlamentares propuseram um decreto legislativo para sustar os reajustes e, mais recentemente, um projeto para fixar um teto para 💥️ICMS que incide sobre energia elétrica e 💥️combustíveis.
Já a TR Soluções, empresa de tecnologia especializada em tarifas, calcula um alívio de cerca de 3 pontos com o aporte, frente ao reajuste de 11,9% (Imagem: Reuters/Pilar Olivares)
Segundo a TR Soluções, o reajuste médio das tarifas residenciais foi de 17,7% no primeiro quadrimestre de 2022.
Rodrigo Gelli, diretor técnico da PSR, lembra que uma série de custos do setor elétrico por situações extraordinárias, como a pandemia e a crise hídrica, foram “empurrados” para a frente, o que tende a manter as tarifas pressionadas.
Ele cita os dois empréstimos bilionários contratados pelo setor para garantir fluxo de pagamentos e aliviar momentaneamente as tarifas nos últimos anos, além postergação de pagamento de indenização a transmissoras.
“Temos um monte de coisa sendo pendurada na tarifa que vai atenuar o beneficio previsto com o fim do pagamento da dívida de Itaipu (em 2023)”, disse ele.
A dívida da construção da usina binacional de Itaipu deverá ser totalmente amortizada até 2023, o que deve provocar uma redução relevante da tarifa associada ao empreendimento.
💥️Entre para o nosso Telegram!
Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. 💥️Entre agora para o nosso grupo no Telegram!
O que você está lendo é [Aporte da Eletrobras (ELET3) pode amenizar reajustes tarifário em até 3 pontos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments