ITBI não pode ser cobrado de divisão desigual de bens em divórcio consensual

Fundo imobiliário Castello Branco Office Park

ITBI não deve ser cobrado em caso de divisão de bens em divórcio (Imagem: Reprodução/CSHG)

O 💥️Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) não deve ser cobrado em casos de partilha desigual de bens durante os processos de divórcio consensual. Em casos onde a parte doada, ou cedida, excede o valor da divisão, deve ser cobrado o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD).

O último entendimento nesse tipo de caso foi da juíza Lais Helena Bresser Lang, da 2ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo, que julgou procedente ação de um casal contra a prefeitura de São Paulo pelo não pagamento do imposto.

Na sua decisão, a juíza entendeu que a cobrança era irregular, e ordenou que a secretaria da fazenda do município devolvesse os valores pagos durante o processo.

O advogado Eduardo Galvão acredita que falta clareza ou maior responsabilidade por parte das secretarias que continuam cobrando o imposto. “Mesmo já existindo vasta jurisprudência dizendo que essa cobrança é ilegal, muitos municípios, como a capital paulista, continuam exigindo e fazendo com que as partes tenham de recorrer ao judiciário”, esclareceu.

Previsto na Constituição Federal, o ITBI deve ser cobrado apenas em casos de atos onerosos, como a compra e venda de imóveis.

💥️Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. 💥️Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

O que você está lendo é [ITBI não pode ser cobrado de divisão desigual de bens em divórcio consensual].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...