Equipe de Bolsonaro culpa Guedes por avanço de Lula e quer ‘cavalo de pau’ para preços de combustíveis, diz
Equipe de Bolsonaro culpa Guedes por avanço de Lula nas pesquisas (Imagem: Flickr/Edu Andrade//Ascom/ME)
A equipe que está trabalhando na reeleição do presidente 💥️Jair Bolsonaro (💥️PL), conhecida como “QG de Bolsonaro”, está culpando o 💥️ministro da Economia,💥️ Paulo Guedes, pelo avanço de💥️ Luiz Inácio Lula da Silva (💥️PT) nas pesquisas eleitorais mais recentes, segundo informações do blog de Andréia Sadi no g1.
Isso porque, na semana passada, o Datafolha divulgou que o petista tem a maioria da intenção de votos no primeiro turno, com 48%, enquanto o atual presidente aparece em seguida com 27%.
Para os assessores políticos de Bolsonaro, Guedes é “resistente” por não ceder ao subsídio temporário aos combustíveis, o que aliviaria o preço para o consumidor final, diz o g1.
O site ainda afirma que, mesmo após Guedes conseguir colocar um nome de sua confiança como ministro de Minas e Energia e indicar o terceiro presidente da Petrobras no governo Bolsonaro, ainda sujeito à aprovação, a ala política do governo critica as medidas do ministro, afirmando que Guedes não causará efeito na eleição.
A solução para o problema, segundo os assessores de Bolsonaro, é “um cavalo de pau imediato na economia”, como, por exemplo, o uso de uma parte dos royalties do estado para subsidiar os combustíveis. Segundo o g1, a equipe econômica argumenta que fazer isso furaria o teto de gastos.
E a briga continua, uma vez que a equipe política de Bolsonaro acredita “não haver mais alternativas se o presidente quiser conter o avanço de Lula nas pesquisas, que atribuem ao aumento dos combustíveis”. O g1 afirma que “a frase repetida à exaustão entre ministros é de que a definição da eleição está nas mãos do governo já que é a ‘economia que elege e derruba presidente'”.
“O eleitor está preocupado com o arroz e feijão dele, não quer saber o que está acontecendo na Europa quando não consegue comer”, disse um ministro ao g1 sobre a justificativa de que os preços dos produtos brasileiros estão subindo por conta da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
Na Câmara dos Deputados, aliados ao governo também afirmaram ao g1 que “é preciso declarar uma situação de ‘emergência’, com a desculpa da guerra, e liberar o subsídio”. Sadi afirma ainda que o presidente da Câmara, Arthur Lira, deve procurar Guedes “para pressioná-lo a mudar de postura no assunto”.
Como cita o blog de Sadi, a preocupação da equipe bolsonarista não é de um todo irracional, já que o comitê de Lula acredita que “acertou o tom ao definir como mote da campanha a crítica à agenda econômica do presidente da República”, usando como estratégia a repetição de críticas relacionadas aos preços dos combustíveis e à inflação em comerciais políticos.
💥️Entre para o nosso Telegram!
Faça parte do grupo do 💥️Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram.
O que você está lendo é [Equipe de Bolsonaro culpa Guedes por avanço de Lula e quer ‘cavalo de pau’ para preços de combustíveis, diz ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments