É improvável que Eike Batista dê a volta por cima, mas não impossível, diz autora de ‘Tudo ou nada’

Malu Gaspar, autora do livro ‘Tudo ou Nada’. (Chico Cerchiaro/ Divulgação)
Prestes a lançar uma nova edição de “💥️Tudo ou nada: Eike Batista e a verdadeira história do grupo X” (Companhia das Letras, 2022), a jornalista Malu Gaspar vê como improvável que o ex-bilionário consiga dar a volta por cima, embora não considere um desfecho bem-sucedido impossível.
“O Brasil é um país que sempre surpreende”, diz a colunista do jornal O Globo ao💥️ Money Times, em um momento em que acompanha de perto o leilão das debêntures da massa falida das empresas de Eike & com as quais ele pretende pagar a multa de sua delação premiada.
Segundo Malu, é assim que o empresário ainda vai protagonizar as notícias por um tempo: tentando se livrar da “âncora” do passado.
A jornalista volta a contar a história do ex-bilionário em livro, com o posfácio feito especialmente para a nova edição da biografia do empresário. Ela também aproveitou para passar um pente-fino em toda a reportagem, com novas checagens e algumas frases refeitas.
O posfácio escrito para a nova edição conta os principais fatos da vida de Eike a partir de 2014, quando foi publicada pela Record a primeira versão de “Tudo ou nada”: desde a delação premiada na 💥️Operação Lava-Jato até uma história de como ele chegou a esconder informações dos próprios advogados que o defendiam.
Malu Gaspar começou a acompanhar Eike em 2005, quando chegou ao Rio de Janeiro para ser chefe da sucursal da revista Exame. Ela conta que acumulou “blocos e blocos de anotações de conversas” que não cabiam nas reportagens, até enxergar que tinha conteúdo para um projeto de fôlego.
Embora fosse sempre gentil e educado, conta Malu, Eike não topou falar para o livro & nem para a nova edição. “Escrever sobre quem não quer falar exige um esforço a mais. Não é o ideal, mas eu sou meio aficionada por quebra-cabeças”, diz. “É um processo parecido [o de escrever um livro-reportagem]”.

Eike Batista chegou a ser um dos 10 homens mais ricos do mundo. (Arquivo/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Eike e o ‘portal no tempo’
Para Malu, Eike soube aproveitar o momento do país, que crescia nos anos 2000 com o impulso das 💥️commodities e políticas de redistribuição de renda em meio ao frenesi do mercado financeiro. “Ele abriu um portal no tempo”, diz.
Ela avalia que a biografia de uma figura vinculada ao mercado financeiro é ainda raro no país e que há a crença de que as figuras do meio são “mágicas”. “O mercado não é imune a erros e não é todo mundo que é mal intencionado”, afirma.
Eike Batista & cuja história está sendo adaptada para o cinema pela Morena Filmes, com base em “Tudo ou Nada” & conquistou o mercado principalmente a partir dos anos 2000 com um grupo de empresas que eram parte de um projeto ambicioso com projeções extraordinárias.
O empresário chegou a atrair investidores do mundo inteiro ao abrir capital da petroleira 💥️OGX, a principal companhia do império X. Mas, quando os dados oficiais divulgaram uma realidade muito distante das projeções, as ações despencaram & foi o início da derrocada que abalou o mercado de capitais local.
Malu diz não conseguir achar que houve um aprendizado muito consistente por parte do mercado com a história de Eike. “A lógica das 💥️bolhas é muito peculiar e, quando você entra em uma, é difícil sair. O mercado tem esse frenesi de querer aproveitar [a bolha] e sair antes de estourar”.
A jornalista comenta que o mercado é feito por gente que tem “muito conhecimento” e que “muita gente” sabia dos riscos envolvendo os negócios de Eike. “Tem muita gente que gosta de acreditar em plano que não para em pé”, afirma.

Capa da nova edição de ‘Tudo ou nada’, de Malu Gaspar, pela Companhia das Letras. (Divulgação)
Serviço
A nova edição de “Tudo ou nada” já está disponível nas livrarias físicas e pela internet, com o 💥️preço de R$ 109,90 para o livro físico e de R$ 44,90 para o e-book.
O lançamento oficial, com a presença da autora, acontece nesta segunda-feira (13) no Rio de Janeiro, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, e no dia 21 de junho em São Paulo, na Livraria da Vila em Pinheiros.
💥️✅Entre para o nosso Telegram!
✅Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. 💥️Entre agora para o nosso grupo no Telegram!
O que você está lendo é [É improvável que Eike Batista dê a volta por cima, mas não impossível, diz autora de ‘Tudo ou nada’].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments